MAIS LIDAS
VER TODOS

Região

Cerca de 950 pacientes já receberam atendimento no Caps AD em Apucarana

Cerca de 950 pacientes já foram atendidos, em Apucarana, através do Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas (Caps - AD) Dr. César Guerzoni. O espaço tem como objetivo o tratamento de pessoas usuárias de bebida alcoólica e substâncias psicoativ

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 11.03.2009, 15:55:00 Editado em 27.04.2020, 21:04:31
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Cerca de 950 pacientes já foram atendidos, em Apucarana, através do Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas (Caps - AD) Dr. César Guerzoni. O espaço tem como objetivo o tratamento de pessoas usuárias de bebida alcoólica e substâncias psicoativas (crack, maconha, cocaína, entre outras).

continua após publicidade

Mantido pelo município de Apucarana, o tratamento não tem custo algum ao paciente. "Atendemos alcoolistas e dependentes químicos de ambos os sexos, gratuitamente. O Caps é um espaço que ajuda muitas pessoas a realizar o tratamento adequado. Prestamos atendimento médico, psicológico, psiquiátrico e de assistência social visando a sua socialização e recuperação", explica o secretário Municipal de Saúde, Dr. Ribamar Leonildo Maroneze.

Segundo ele, o tratamento realizado pelo Centro tem um grande diferencial. "Não tiramos a pessoa do seu convívio familiar e social. Não fazemos aqui na sede de Apucarana, internamento com pernoite. O atendimento da entidade é feito em três modalidades apenas durante o seu horário de funcionamento", detalha o secretário de Saúde.

continua após publicidade

Tratamento - O tratamento é disponibilizado, segundo a coordenadora do Caps AD, enfermeira Maria Ângela Takaki, nas modalidades intensivo (diário), semi-intensivo (algumas vezes na semana) e não intensivo (apenas consultas).

"Atualmente contamos com 15 pacientes em tratamento intensivo. Eles chegam ao Caps às 08 horas e permanecem até às 17 horas participando de várias atividades como artesanatos, grupos terapêuticos, atividades físicas, oficinas terapêuticas, oficinas de educação e saúde e oficinas de culinária. Também realizamos o atendimento individual e em grupo e fazemos reuniões familiares", detalha a coordenadora.

Ela explica ainda que as peças de artesanato confeccionadas pelos usuários durante o tratamento intensivo são comercializadas e a renda é revertida para a compra de material e realização de diversas atividades. "Com esse incentivo, estamos incluindo os pacientes novamente no mercado de trabalho", completa Maria Ângela. Os pacientes encaminhados ao tratamento intensivo recebem ainda três refeições diárias: café da manhã, almoço e café da tarde. "Mensalmente disponibilizamos também cinco vagas para internamento em outros domicílios, quando necessário", declara.

continua após publicidade

Para o ingresso no Caps não é preciso encaminhamento. "Muitos pacientes chegam ao Centro através das Unidades Básicas de Saúde, por instituições sociais e até mesmo pelo incentivo da família. Mas, frisamos que o encaminhamento através das UBS e outros meios não são necessários.

Depois de passarem pela triagem realizada pela equipe multidisciplinar, o paciente realiza a consulta médica e é devidamente encaminhado para as modalidades de tratamento. Baseamos nosso trabalho no tripé: diagnóstico, tratamento e reinserção social. Solicitamos apenas que os pacientes ao se dirigirem ao Caps tragam documentos de identidade, CPF e o Cartão Nacional do SUS", esclarece a coordenadora.

Estrutura - O Centro disponibiliza quatro consultórios, uma sala administrativa, sala de recepção, um refeitório, quatro leitos para atendimentos de rotina (não para internamento), duas salas para oficinas ocupacionais, uma cozinha, cinco banheiros e farmácia básica de medicamentos. Além disso, uma área aos fundos é disponibilizada para as atividades de terapia envolvendo o trabalho com hortaliças.

Profissionais - A equipe do Caps AD é composta por médico psiquiatra, enfermeira, assistente social, psicóloga, artesão, auxiliares de enfermagem, administrativo e serviços gerais. O Caps está localizado na Rua Érico Veríssimo, 127 - Bairro 28 de Janeiro - próximo ao Colégio Estadual Isidoro Luis Cerávolo. Informações 3901 1048. O atendimento é gratuito e o espaço funcionará de segunda a sexta-feira das 8 às 17 horas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Região

    Deixe seu comentário sobre: "Cerca de 950 pacientes já receberam atendimento no Caps AD em Apucarana"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!