Região

Veja as cidades mais atingidas por raios no Paraná

Da Redação ·

Levantamento do Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) mostra que houve aumento significativo na incidência de raios nos últimos dois anos. O novo ranking de descargas atmosféricas por município para o biênio 2007-2008, divulgado nesta terça-feira (10), mostra o município de Iporã, no noroeste do Paraná, como o sexto do Brasil em incidência de raios por quilômetro quadrado.

continua após publicidade

De acordo com o levantamento, além da pequena cidade de 15 mil habitantes, os demais municípios paranaenses mais atingidos por raios são Matinhos, Guaratuba, Iracema do Oeste, Ouro Verde do Oeste, Entre Rios do Oeste, São José das Palmeiras, Nova Aurora, Pontal do Paraná e Marechal Cândido Rondon. Londrina aparece em 258º lugar.  

Na página www.inpe.br/ranking, estão disponíveis os dados por estado e o ranking geral para os 3.183 municípios pesquisados. É possível identificar as cidades com maior variação positiva e maior variação negativa na incidência de descargas atmosféricas. As informações constam em matéria de Simone Albieri, do Bonde.