Região

Comissão discute temas ao Censo 2010

Da Redação ·
 Reunião da comissão censitária municipal
fonte: Assessoria prefeitura de Arapongas
Reunião da comissão censitária municipal

A Comissão Censitária Municipal de Geografia e Estatística reuniu-se nesta quinta-feira, 18 de março, na prefeitura de Arapongas para discutir temas relacionados ao XII Censo Demográfico que será realizado neste ano. Esta comissão tem por finalidade acompanhar e fiscalizar o trabalho desenvolvido através do censo.
 

continua após publicidade

Segundo o representante do IBGE em Arapongas, Antônio Norberto Schneider, as inscrições para o processo seletivo para recenseadores terminam nesta sexta-feira, 19 de março, nas agências dos Correios, no entanto, seguem até o dia 04 de abril pela internet (www.cesgranrio.or.br). “Em Arapongas, são 105 vagas. Assim que estiverem formadas as equipes de trabalho haverá um treinamento para pré-coleta em abril, e, a partir de julho, daremos início ao Censo Demográfico 2010”, diz.
 

Além disso, Schneider informa que os Postos de Coleta no município serão na sede do IBGE e outro no Conjunto Flamingos. “Estes espaços abrigarão os trabalhos do censo. De lá os dados serão enviados digitalmente ao órgão central que será responsável pela contagem final”, completou o representante do IBGE em Arapongas.
 

continua após publicidade

Schneider frisou ainda nesta reunião foi apresentado o projeto “Vamos Contar”, desenvolvido pelo IBGE e pelo Ministério da Educação nas escolas municipais e estaduais do Brasil. Esta iniciativa tem como objetivo ampliar o conhecimento geográfico dos alunos através da interpretação de mapas. “Todas as escolas receberão este material. Ao todo são cinco mapas para os alunos e três cartilhas para os professores”, explica.