MAIS LIDAS
VER TODOS

Região

Lacen começa a fazer exames para diagnosticar a nova gripe

O Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen-PR) começou nesta semana a realizar os exames de diagnóstico da nova gripe (H1N1). Cerca de 450 amostras estão sendo analisadas e os resultados dos exames devem sair nos próximos dias.Apesar de ter iniciado

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 29.07.2009, 18:33:00 Editado em 27.04.2020, 21:04:32
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen-PR) começou nesta semana a realizar os exames de diagnóstico da nova gripe (H1N1). Cerca de 450 amostras estão sendo analisadas e os resultados dos exames devem sair nos próximos dias.

Apesar de ter iniciado as análises nos últimos dias, o processo para a validação da técnica do Laboratório começou antes mesmo da doença chegar ao Brasil, segundo o diretor da unidade Marcelo Pilonetto.

Desde que foi anunciado o primeiro alerta da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Lacen já iniciou os preparativos para realizar os exames. Por ser um vírus novo, o Ministério da Saúde preferiu, a princípio, concentrar os exames em três laboratórios de referência, revelou Pilonetto.

O Lacen é o quarto laboratório do País a realizar este tipo de exame e o primeiro a ser descentralizado. Neste primeiro momento o Laboratório realizará diagnósticos apenas nas amostras coletadas no Estado.

Estamos com uma grande demanda de exames. Desde 16 de julho foram enviados para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) apenas as coletas dos casos graves e das mortes por insuficiência aguda grave, pois precisavam ser priorizadas. As outras amostras ficaram armazenadas no Lacen, que já estava se organizando para realizar os exames, completou o diretor.

Para iniciar a prática e validar a realização dos exames, os técnicos do laboratório participaram de uma capacitação da Fiocruz na semana passada. São 20 técnicos envolvidos no processo, desde a pré-análise até a conclusão do laudo, que demora cerca de 48 horas, detalhou Pilonetto.

Para a realização dos exames o Governo do Paraná investiu R$ 320 mil. Os equipamentos, que são importados dos Estados Unidos, já haviam sido adquiridos pelo laboratório em 2004 e 2006. Os exames são feitos com tecnologia de ponta, por isso a margem de acerto chega a 99%, ressaltou o diretor.

O Lacen adquiriu insumos para realizar até 4.500 exames. Teremos 15 dias para normalizar os exames que estão acumulados. Passados este período vamos rediscutir se o Lacen também vai realizar exames de outros Estados. A tendência é que o número de coletas reduza, pois agora só serão coletados os casos graves, frisou.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Região

    Deixe seu comentário sobre: "Lacen começa a fazer exames para diagnosticar a nova gripe "

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!