Região

Reunião põe fim a boato da abertura do comércio aos domingos

Da Redação ·

Depois dos bons resultados obtidos com uma campanha de liquidação de estoques realizada no segundo domingo deste mês, começou a circular entre os comerciários de Apucarana um comentário de que a exceção poderia passar a ser regra e o comércio local iria abrir também, além dos dois primeiros sábados, em pelo menos um domingo todos os meses. Com a polêmica instaurada, o assunto chegou até a Prefeitura de Apucarana.

continua após publicidade

Procurado pelos empregados, o prefeito João Carlos de Oliveira (PMDB) se propôs a ser um interlocutor entre as partes e, em um encontro promovido na noite desta quarta-feira (25/02), no gabinete municipal, reuniu o presidente do Sindicato do Comércio Varejista, Luiz Mamede Mendes e o presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio, Diogo Navarro Neto. Ninguém sabe ao certo como ou de onde partiu esse juízo, de que o comércio passaria a abrir também no domingo, mas de certo temos que tudo não passou de um boato, sem nenhum fundamento oficial, explicou o prefeito. Além de inverídica, a informação feriria a convenção coletiva de trabalho firmada anualmente entre as partes.

Durante a reunião entre os sindicatos, que também contou com a presença da vereadora Telma Reis (PMDB), foram apresentadas estatísticas que justificam a abertura nos dois primeiros sábados. A abertura do comércio no domingo durante a promoção de liquidação deste mês foi algo excepcional. Ao longo do ano, em datas específicas e comemorativas, uma empresa ou outra não está proibida de abrir, mas isso vai depender exclusivamente de um acordo entre a direção da empresa e seus respectivos funcionários, exemplificou o presidente do Sindicato dos Empregados do Comércio, Diogo Navarro Netto.

continua após publicidade

As informações são da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Apucarana.