MAIS LIDAS
VER TODOS

Região

Bancos reduzem juros do cheque especial

A taxa de inadimplência subiu e as taxas de juros caíram para as famílias em janeiro, segundo dados do Banco Central (BC), divulgados hoje (26). A taxa média anual de juros passou de 43,3%, em dezembro de 2008, para 42,4%, em janeiro deste ano. Para as fa

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.02.2009, 11:49:00 Editado em 27.04.2020, 21:04:33
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A taxa de inadimplência subiu e as taxas de juros caíram para as famílias em janeiro, segundo dados do Banco Central (BC), divulgados hoje (26). A taxa média anual de juros passou de 43,3%, em dezembro de 2008, para 42,4%, em janeiro deste ano. Para as famílias, no mesmo período, a taxa caiu três pontos percentuais e ficou em 55,1% ao ano. Para as empresas, entretanto, houve um aumento de 0,3 ponto percentual, chegando a 31% ao ano, no mês passado.

continua após publicidade

A taxa de juros do cheque especial caiu de 174,9% para 172% ao ano, uma redução de 2,9 pontos percentuais de dezembro  para janeiro. No crédito pessoal, que inclui operações consignadas em folha, a redução foi de 60,4% para 56,5% ao ano.

continua após publicidade

Segundo o BC, a inadimplência geral subiu 0,2 ponto percentual e ficou em 4,6% em janeiro. Para as famílias (pessoas físicas) a inadimplência subiu de 8% para 8,3% e para as empresas, de 1,8% para 2%. A taxa de inadimplência é calculada com base no saldo em atraso superior a 90 dias.

continua após publicidade

Ospreadgeral também recuou de dezembro para janeiro, de 30,7 para 30,4 pontos percentuais. Para as pessoas físicas (famílias) passou de 45,2 para 43,6 pontos percentuais. No caso das empresas (pessoas jurídicas), houve um aumento de 0,4 ponto percentual, chegando a 18,8 pontos percentuais.

O spread é a diferença entre os juros que a instituição financeira paga para ter o dinheiro (basicamente a taxa juros Selic) e a taxa cobrada do cliente na hora do empréstimo. A redução do spread é considerada uma condição para o barateamento do crédito ao tomador final e está sendo estudada pelo governo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Região

    Deixe seu comentário sobre: "Bancos reduzem juros do cheque especial"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!