Região

Apucarana anuncia descentralização do esporte

Da Redação ·
Além de atividades no Complexo Esportivo José Antônio Basso (Lagoão), a partir de agora a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer vai promover também escolinhas e campeonatos em bairros e distritos de Apucarana. O cronograma de atividades do primeiro semestre foi apresentado oficialmente nesta quarta-feira (18/02), no gabinete municipal, pelo prefeito João Carlos de Oliveira (PMDB) e pelo secretário municipal da pasta, professor Luciano Augusto Molina Ferreira. Intitulado "Projeto Esportivo Apucarana", a idéia é atender de forma ampla a jovens e adultos com diversas modalidades esportivas. "Estamos dando hoje os primeiros passos para a consolidação de uma política pública pensada para oferecer, ao cidadão, uma melhor qualidade de vida através do exercício físico. Descentralizando e organizando o trabalho para atingir toda a cidade", destacou o prefeito.
continua após publicidade
Paralelo à utilização das praças públicas, o município também espera firmar parcerias com outras entidades e também iniciativa privada. Durante a solenidade, por exemplo, assessores do Grupo Massa anunciaram que toda a estrutura esportiva da Fazenda Ubatuba está à disposição dos projetos municipais. "Eu que gosto e pratico, sei o bem que o esporte faz na vida. Toda nossa equipe está com muita vontade de acertar e esperamos contar com o apoio de toda a sociedade. O esporte é qualidade de vida, é saúde e previne o uso de drogas, bebidas alcoólicas e envolvimento com o crime, sobretudo junto aos jovens", frisou João Carlos. Além de divulgar os campeonatos e escolinhas que serão promovidas ao longo do semestre através da administração municipal, bem como as datas de inscrição e início de cada um dos eventos e atividades elaboradas, a solenidade serviu para que alguns projetos à nível de investimento também fossem comunicados, dentre eles a revitalização do Lagoão.
continua após publicidade
Também estiveram presentes na solenidade autoridades militares (10º BPM, 30º BIMtz e Corpo de Bombeiros), o presidente da Câmara de Vereadores, Mauro Bertoli, vice-prefeito Waldemar Garcia e convidados. "Ao longo do ano vamos anunciar novos passos. Estamos abertos a sugestões de toda a sociedade para fazermos um esporte cada vez mais forte em Apucarana", disse professor Molina, secretário da pasta. Agenda - As escolinhas nas modalidade futebol de campo vão acontecer nos distritos de Pirapó e Vila Reis, no Núcleo João Paulo, Frigosanto. Já no Complexo do Lagoão vão ser desenvolvidas as escolinhas de ginástica rítmica, natação e atletismo. Para essas modalidades as inscrições já estão abertas, na Secretaria de Esportes e Lazer (anexa ao Lagoão) e as atividades têm início dia 9 de março. Ao longo do semestre, o município vai desenvolver uma série de campeonatos, com destaque aos de handebol, vôlei e basquetebol adulto nas modalidades masculino e feminino. "Para essas competições as inscrições serão aceitas a partir do dia 26 deste mês, com início das partidas em 23 de março.
continua após publicidade
No Projeto Esportivo de Apucarana ainda estão previstos os campeonatos de futebol de campo para veteranos (nascidos a partir de 1974) e para master (nascidos a partir de 1964), além do Campeonato de Bocha. As inscrições para as três competições abrem dia 2 de março e as disputas iniciam dia 29. Em maio acontece mais uma edição do tradicional Torneio 1º de maio de futebol de campo. As inscrições abrem dia 11 de março e os jogos acontecem dias 21, 26 de abril e 1º de maio. Ainda no futebol, as categorias menores podem se inscrever a partir do dia 11 de março, na Secretaria de Esportes e Lazer, com a competição tendo o ponta pé inicial dia 16 de maio. O Campeonato de Futsal Adulto tem inscrições a partir do dia 23 de março e jogos a partir de 27 de abril. As categorias menores de futsal têm início das inscrições também no dia 23 de março e jogos a partir do dia 26 de abril. Serviço: Informações adicionais sobre todas as competições podem ser obtidas pessoalmente na Secretaria