Região

Reunião técnica sobre a dengue reúne enfermeiras em Apucarana

Da Redação ·
As enfermeiras da Estratégia Saúde da Família (ESF) participaram ontem (13), de reunião técnica para diagnóstico e manejo clínico da dengue. As atividades, realizadas na sala de reuniões da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), foram ministradas por técnicos da 16ª Regional de Saúde de Apucarana em parceria com o Departamento de Vigilância Epidemiológica e Sanitária e Estratégia Saúde da Família.
continua após publicidade
Durante o encontro o prefeito João Carlos de Oliveira (PMDB), reforçou a importância da capacitação dos funcionários. "Essas ações são decisivas no combate e prevenção da doença. Temos um compromisso de atender bem a comunidade e melhorar cada dia mais o atendimento nas UBS. Para isso estamos investindo em capacitação dos profissionais no sentido de orientar os pacientes e sobre os cuidados que devem ser tomados para impedir a proliferação do mosquito Aedes Aegypti", destaca o prefeito. A reunião possibilitou novas condutas que deverão ser tomadas dentro das Unidades Básicas de Saúde. "Procuramos reforçar o que é a dengue, quais são os sintomas e como deverá ser feito o preenchimento, pelas enfermeiras, da ficha de notificação de casos suspeitos de dengue e o encaminhamento a Vigilância Epidemiológica e Sanitária", explica Flávio Boiça, coordenador Municipal do Programa de Combate a Dengue.
continua após publicidade
Segundo ele, essa época de chuvas e calor intenso é um grande risco para proliferação do vetor. "Também explicamos sobre a prova do laço, que ajuda a identificar sintomas clínicos da dengue e realizamos os estudos de alguns casos. Queremos levar aos nossos profissionais a forma mais rápida de agir, identificar os casos suspeitos, classificar a doença e indicar o tratamento adequado", justifica Boiça. Também foram abordados assuntos como o que são os bloqueios e quando devem ser feitos esclarecimentos de dúvidas dos profissionais, entre outros temas. Além deste trabalho, as 35 enfermeiras participaram de reunião técnica para formalização do SISVAN, com as enfermeiras coordenadoras da ESF, Giordana Maronezzi Nagata e Adriana Vargas Tomaz.