Região

Arapongas promove cursos de capacitação para merendeiras

Da Redação ·
A Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Arapongas juntamente com a Central de Abastecimento da Merenda Escolar, realizaram no dia 5 de fevereiro um curso de capacitação para as merendeiras das escolas municipais e filantrópicas de Arapongas, no Anfiteatro Margareth Bonatto Kümmel. As merendeiras assistiram uma palestra versando sobre a saúde mental, e em seguida a nutricionista Ellen Gabriel de Souza Mendonça deu todas as orientações ressaltando as novidades que serão introduzidas no cardápio, como sardinha, um alimento rico em ômega 3, que tem grande importância na prevenção de problemas relacionados com o coração, intestino e articulações, além de ser uma grande fonte de proteínas, ideal para manter os músculos em fia favorecendo o crescimento.
continua após publicidade
O curso de Capacitação para Merendeiras abrangeu as partes teórica e prática, já com as novas adaptações ao cardápio como a coxa, sobrecoxa de frango, sardinha e frutas: maçã e banana além de salada de folhas. Apontada como uma das melhores merendas fornecidas às escolas municipais do Estado e tendo a aprovação do Conselho Municipal, a diversificação alimentar é uma das qualidades da merenda fornecidas nas escolas municipais de Arapongas. O prefeito Beto Pugliese sabe que as crianças para serem fortes e saudáveis, precisam ser melhores alimentadas, daí então a sua disposição de oferecer um alimento de qualidade aos alunos. Também deve-se registrar o trabalho das merendeiras que procuram fazer o melhor em um ambiente de muita higiene e de muita limpeza.
continua após publicidade
Conforme Ellen Gabriel, este ano as crianças das escolas municipais também vão receber frutas duas vezes ao mês inicialmente, mas o objetivo da nutricionista é aumentar para no mínimo uma vez por semana. As frutas são excelentes fonte de vitaminas e sais minerais, importantes para aumentar a resistência às infecções, bem como melhorar a memória e muitas outras funções importantes para o desenvolvimento da criança, diz a nutricionista. As merendeiras também tiveram um almoço especialmente para elas. No dia de curso, elas não foram para a cozinha, elas receberam a refeição pronta, segundo informou Tereza Paulussi Batista, que foi a instrutora do curso de culinária que foi realizado após o almoço. Ela ensinou as novas receitas do cardápio e ressaltou que sem o apoio do prefeito Beto Pugliese e do secretário de Educação da Prefeitura de Arapongas, Paulo Valério, o qual esteve presente para dar as boas vindas a todas, esse dia especial, não aconteceria.