Região

Emater anuncia contratação de 400 técnicos em quatro anos

Da Redação ·

Os 55 anos da Emater foram comemorados nesta quinta-feira (19) sob a expectativa da renovação de quadros. O secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara e o presidente da empresa, Rubens Niederheitmann, anunciaram oficialmente a contratação de 400 profissionais, sendo 100 por ano, para recompor os quadros da empresa, que está há 16 anos sem contratações.

continua após publicidade

Serão contratados, por concurso público, engenheiros agrônomos, florestais, médicos veterinários e técnicos agrícolas. A prioridade é enviar os técnicos contratados para 40 escritórios da Emater que estão sem nenhum profissional. Posteriormente, serão enviados para 170 escritórios que estão com apenas um profissional.

Segundo Ortigara, o serviço de extensão rural é prioridade do governador Beto Richa. O secretário disse que é fundamental dar uma atenção mais qualificada no campo por meio do extensionista, que representa a presença do governo do Estado no meio rural. “Os extensionistas vão reforçar o trabalho que deve ser feito no campo junto ao produtor rural para reverter a degradação dos solos, cuidar do meio ambiente, auxiliar a agroindústria, auxiliar e orientar os agricultores para que enfrentem os desafios da atividade", afirmou o secretário.

continua após publicidade

HABITAÇÃO - Outro desafio importante para o extensionista nessa gestão, disse Ortigara, será a organização do agricultor para ter acesso ao programa de habitação no meio rural que será anunciado em breve pelo governador Beto Richa. “O Estado deve muito à Emater e este é o momento para formar o time do futuro”, afirmou.

Para o presidente da Emater, Rubens Niederheitmann, o foco da empresa será apoiar a criação de oportunidades para os agricultores no meio rural. “O agricultor precisa de mais competitividade para não perder espaço no mercado. Para isso precisa de orientação para produzir com qualidade e sanidade seus produtos e esse é o nosso desafio”, disse.