MAIS LIDAS
VER TODOS

Região

Apucarana imuniza mais de 36 mil pessoas contra a rubéola

O Departamento de Vigilância Epidemiológica da Autarquia Municipal de Saúde (AMS) de Apucarana apresentou, na última semana, os dados finais da Campanha Nacional de Vacinação contra a Rubéola. Realizada de 09 de agosto de 2008 a 09 de janeiro de 2009, a c

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.01.2009, 19:03:00 Editado em 27.04.2020, 21:04:37
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Departamento de Vigilância Epidemiológica da Autarquia Municipal de Saúde (AMS) de Apucarana apresentou, na última semana, os dados finais da Campanha Nacional de Vacinação contra a Rubéola. Realizada de 09 de agosto de 2008 a 09 de janeiro de 2009, a campanha atingiu 93,93% da população com idade entre 20 a 39 anos. Segundo o Diretor Superintendente da AMS, Dr. Ribamar Leonildo Maroneze, foram vacinadas 36.617 pessoas, que corresponde a 93,93%.

continua após publicidade

Vacinamos 11.046 mulheres com idade entre 20 a 29 anos e 8.361 mulheres com idade entre 30 a 39 anos. Já nos homens, com a faixa etária entre 20 e 29 anos, o número foi é de 9.933 e na faixa etária de 30 a 39 anos, 7.277, detalha Dr. Ribamar.

A meta estipulada pelo Ministério é a vacinação de 95% da população. Assim como Apucarana muitos municípios, não atingiram a meta. Em Londrina até o dia 18 de dezembro foram imunizados 81,72% da população. Por isso recomendamos à população que continuem procurando as Unidades Básicas de Saúde. A vacinação é um importante ato de respeito à vida, afirma Ribamar.

continua após publicidade

 Ele destaca que a campanha foi intensificada, principalmente em dezembro durante o horário especial do comércio com postos volantes. Fizemos uma campanha de conscientização, mas muitas pessoas ainda resistiram e não tomaram a vacina.As vacinas, durante a campanha, foram feitas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na Central de Vacinas Vitório Longo.

 Mesmo com o término da campanha vamos continuar disponibilizando as vacinas para a população apucaranense. Elas podem ser encontradas de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, nas UBS. Também estaremos disponibilizando as vacinas contra o sarampo, caxumba e febre amarela, explica o enfermeiro Jonas Batista de Campos, chefe do Departamento de Vigilância Epidemiológica.

Todas as vacinas são gratuitas, basta apresentar a carteirinha de vacinação. No Paraná, em 2008, foram registrados 14 casos de rubéola. Pedimos que a população não deixe de procurar as UBS e receberem a imunização. A rubéola quando acomete um adulto apresenta um quadro mais grave, como também há o risco de esse adulto não vacinado adquirir a doença e passá-la a uma gestante, com risco de desenvolver a síndrome da rubéola congênita, ou seja, a criança nasce com cegueira, surdez, mal formações cardíacas e retardo mental, alerta Campos.

continua após publicidade

Maiores informações (43) 3422 5888 - ramal 225.

Sintomas - Os sintomas da rubéola aparecem sob a forma de manchas vermelhas no rosto, que se espalham pelo corpo e coçam; um pouco de catarro; gânglios doloridos atrás das orelhas; dores nas juntas das mãos e outras.

Estes sintomas são inespecíficos, ou seja, eles podem ser confundidos com os sintomas de uma série de outras doenças, tais como gripe, sarampo, escarlatina e dengue. Por isso, o diagnóstico definitivo da rubéola é feito através de um exame de sangue.

continua após publicidade

As informações são da assessoria de imprensa da prefeitura

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Região

    Deixe seu comentário sobre: "Apucarana imuniza mais de 36 mil pessoas contra a rubéola"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!