Região

Ministro cede ilhas do Estado para pesquisas marinhas

Da Redação ·

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu esta semana seis ilhas do litoral do Estado para a realização de estudos. A autorização foi assinada ontem, 21 de janeiro, pelo ministro do Planejamento, Paulo Bernardo.

A UFPR vai realizar pesquisas nas áreas de ecologia marinha, de meio ambiente e de biologia de pesca. A ideia é dar continuidade e ampliar os estudos que o Centro de Estudos do Mar da universidade já realiza. Paulo Bernardo acredita que a doação das ilhas vai aumentar o conhecimento sobre a vida marinha do Brasil.

"Ter mais esse espaço para o desenvolvimento científico certamente vai contribuir com o trabalho de pesquisa e de extensão realizado nas universidades. E o melhor para o Brasil é que esses conhecimentos poderão ser utilizados por toda a comunidade acadêmica, e não apenas na Universidade Federal do Paraná", avalia o ministro.

Ainda de acordo com Paulo Bernardo, a Universidade Federal do Paraná vai precisar de autorização do Ibama para realizar as pesquisas. A intenção é garantir que a vida marinha e o meio ambiente da região não sofram prejuízos. As ilhas do Arquipélago dos Currais, das Ilhas Itacolomi e a Ilha da Figueira foram cedidas à UFPR por um período de dez anos. (Fonte: Assessoria de Imprensa do Ministério do Planejamento)

continua após publicidade