MAIS LIDAS
VER TODOS

Região

UEL e prefeitura buscam maior integração

O reitor Wilmar Marçal esteve reunido na sexta-feira(dia 23) com o prefeito de Londrina José Roque Neto para discutir assuntos relacionados à UEL e a cidade. Estiveram presentes na reunião o procurador jurídico da Universidade, professor Ruy Carneiro; o p

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.01.2009, 16:54:00 Editado em 27.04.2020, 21:04:38
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O reitor Wilmar Marçal esteve reunido na sexta-feira(dia 23) com o prefeito de Londrina José Roque Neto para discutir assuntos relacionados à UEL e a cidade. Estiveram presentes na reunião o procurador jurídico da Universidade, professor Ruy Carneiro; o prefeito do Campus, professor Walter Germanovix; o secretário municipal de Governo, Tercílio Turini e o vereador Roberto Kanashiro.

Durante o encontro, o reitor solicitou ao prefeito o empenho na redução no prazo de liberação de recursos do SUS para o Hospital Universitário (HU) que depende do gestor municipal. O reitor explicou que o HU atende em média 70 municípios paranaenses e cerca de mil pacientes por dia. Essa demora causa muitos transtornos ao hospital e consequentemente à comunidade que dele depende, disse Wilmar Marçal. O secretário de Governo, Tercílio Turini, que atua como médico e professor no HU, reforçou a solicitação do reitor, lembrando que em março deve ser inaugurado o novo Pronto Socorro do HU, o que vai melhorar a qualidade no atendimento à população.

Outro assunto abordado durante a reunião foi a regulamentação de terrenos junto à Fazenda-Escola da UEL, que segundo o professor Ruy Carneiro foi cedido à Universidade na gestão do ex-prefeito Wilson Moreira. Devido ao crescimento da cidade, ao surgimento de empreendimentos e a abertura de avenidas na região, há a necessidade de uma adequação às diretrizes do Plano Diretor da cidade. O prefeito do Campus, Walter Germanovix, falou sobre a localização dos terrenos e apresentou sugestão para regularizá-los, junto à secretaria de Obras do município.

O reitor Wilmar Marçal apresentou ao prefeito José Roque Neto, caso haja interesse, uma extensão do cursinho pré-vestibular da UEL, que poderia funcionar no centro da cidade e atender gratuitamente um maior número de estudantes carentes e sem custos para a prefeitura. Temos recursos humanos, o que falta é a cessão de um local para as aulas, disse o reitor, sugerindo o prédio onde funcionava o antigo Cine Vila Rica que encontra-se desativado. O prefeito ficou de estudar a proposta e dar retorno à UEL, lembrando que o cursinho pré-vestibular da UEL representa hoje uma oportunidade de acesso de muitos estudantes carentes ao ensino superior.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Região

    Deixe seu comentário sobre: "UEL e prefeitura buscam maior integração"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!