Região

UEL e prefeitura buscam maior integração

Da Redação ·

O reitor Wilmar Marçal esteve reunido na sexta-feira(dia 23) com o prefeito de Londrina José Roque Neto para discutir assuntos relacionados à UEL e a cidade. Estiveram presentes na reunião o procurador jurídico da Universidade, professor Ruy Carneiro; o prefeito do Campus, professor Walter Germanovix; o secretário municipal de Governo, Tercílio Turini e o vereador Roberto Kanashiro.

Durante o encontro, o reitor solicitou ao prefeito o empenho na redução no prazo de liberação de recursos do SUS para o Hospital Universitário (HU) que depende do gestor municipal. O reitor explicou que o HU atende em média 70 municípios paranaenses e cerca de mil pacientes por dia. Essa demora causa muitos transtornos ao hospital e consequentemente à comunidade que dele depende, disse Wilmar Marçal. O secretário de Governo, Tercílio Turini, que atua como médico e professor no HU, reforçou a solicitação do reitor, lembrando que em março deve ser inaugurado o novo Pronto Socorro do HU, o que vai melhorar a qualidade no atendimento à população.

Outro assunto abordado durante a reunião foi a regulamentação de terrenos junto à Fazenda-Escola da UEL, que segundo o professor Ruy Carneiro foi cedido à Universidade na gestão do ex-prefeito Wilson Moreira. Devido ao crescimento da cidade, ao surgimento de empreendimentos e a abertura de avenidas na região, há a necessidade de uma adequação às diretrizes do Plano Diretor da cidade. O prefeito do Campus, Walter Germanovix, falou sobre a localização dos terrenos e apresentou sugestão para regularizá-los, junto à secretaria de Obras do município.

O reitor Wilmar Marçal apresentou ao prefeito José Roque Neto, caso haja interesse, uma extensão do cursinho pré-vestibular da UEL, que poderia funcionar no centro da cidade e atender gratuitamente um maior número de estudantes carentes e sem custos para a prefeitura. Temos recursos humanos, o que falta é a cessão de um local para as aulas, disse o reitor, sugerindo o prédio onde funcionava o antigo Cine Vila Rica que encontra-se desativado. O prefeito ficou de estudar a proposta e dar retorno à UEL, lembrando que o cursinho pré-vestibular da UEL representa hoje uma oportunidade de acesso de muitos estudantes carentes ao ensino superior.

continua após publicidade