Região

Lidianópolis: uma cidade com medo da dengue

Da Redação ·
 Lidianópolis: uma cidade com medo da dengue
fonte: Delair Garcia - Tribuna do Norte - Diário do Paraná
Lidianópolis: uma cidade com medo da dengue

A comunidade de Lidianópolis, município com cerca de 3,9 mil habitantes, está preocupada com o alto número de casos de dengue registrados na cidade. Somente nos últimos trinta dias, a 22ª Regional de Saúde (RS) de Ivaiporã, a cidade contabilizou 142 notificações, sendo 43 casos confirmados, 42 negativos e 57 que ainda aguardam resultados de exames. Os dados são do último relatório, divulgado quinta-feira. A título de comparação, em toda área da 16ª Regional de Saúde de Apucarana, que compreende 17 municípios, são 88 confirmações. 

continua após publicidade

Trata-se de um índice alarmante para uma cidade pequena, que não tem grande fluxo de pessoas de fora, não têm indústrias e onde as famílias residem, na sua maioria, em casas consideradas de bom padrão. Na cidade não há favelas e nem áreas sem infraestrutura básica de saneamento.

A tranquilidade de uma localidade pacata se transformou em pânico de uma hora para outra. “Depois que surgiram os primeiros casos de dengue, o medo tomou conta de pelo menos 50% da população”, afirma o secretário municipal de Saúde, José Carlos Rossini, lembrando que antes disso Lidianópolis ainda não tinha registro desta doença. (Leia matéria completa na edição de domingo da Tribuna do Norte)