Região

Londrina fecha 2008 com saldo histórico de empregos

Da Redação ·

Londrina fechou o ano de 2008 com o maior saldo de empregos gerados em um ano na história do município. No total, o saldo positivo foi de 8.225 novos postos de trabalho. Em 2007, o saldo havia sido de pouco mais de 7 mil empregos. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e foram divulgados, pelo gerente da Agência do Trabalhador de Londrina do Sistema Nacional do Emprego (Sine), Rogério Nogueira.

continua após publicidade

De acordo com ele, apesar do saldo negativo de empregos em dezembro, que foi de cerca de 2,6 mil postos a menos, o índice de vagas de trabalho geradas continuou muito alto e não impediu que o recorde fosse batido. "Se há uma expectativa de crescimento na economia, normalmente o empresário investe e contrata. Se há crise, como é o caso de agora, o empresário não contrata, ele aguarda. Isso ajudou para que houvesse uma diminuição em dezembro. Isso não ocorreu somente em Londrina, mas no mundo todo, de forma generalizada", explicou Nogueira.

Conforme ele, o setor que teve maior saldo de empregos em 2008 foi o de serviços, com 3.229 postos gerados. Em 2º lugar, ficou o setor do comércio, com 2.162 novas vagas, seguido da construção civil, com 1.113. Em quarto lugar, ficou a indústria com 886 e, em 5º, a agropecuária, que teve saldo positivo de 620 novos empregos. "2008 foi um ano sem igual, excelente. Estamos começando 2009 como mais de 8.225 pessoas a mais no mercado de trabalho em Londrina. Isso é motivo para se comemorar", afirmou Nogueira.