Região

Samu de Apucarana recebe mais 70 trotes diariamente

Da Redação ·

 As falsas chamadas recebidas pelo SAMU 192 atrapalham o trabalho realizado na cidade de Apucarana. Segundo o coordenador do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, médico Rodrigo César de Faria, em quatro anos de atividades o serviço recebeu cerca de 100 mil telefonemas, destes 50 mil eram trotes. Somente em janeiro deste ano (em 21 dias) foram cerca de 3 mil ligações. De 45% a 50% foram trotes, uma média de mais de 70 trotes por dia.

continua após publicidade

A Polícia está sendo cobrada para tomar providências. Tendo em vista este problema e o número significativo de trotes, no final do mês de dezembro enviamos ao delegado chefe da 17ª Subdivisão Policial de Apucarana e da Delegacia de Arapongas, ofícios informando os números de telefones registrados como trotes e pedindo providências. Nossa idéia é que as autoridades saibam o que está acontecendo e como estamos trabalhando nas bases de Apucarana e Arapongas. Também podemos, com os números em mãos, identificar as pessoas que passam os trotes, relata o coordenador do SAMU.  

Sendo o atendimento do SAMU 192 para traumas causados por acidentes, emergências clínicas e psiquiátricas, a prática do trote é crime e está previsto no artigo 266 do Código Penal, com pena de um a três anos de detenção acompanhado de multa. Segundo ele, a conscientização é a melhor forma de trabalho. O problema de trotes é grande em todas as cidades e a preocupação não é só nossa.

continua após publicidade

O Ministério da Saúde realiza campanhas de divulgação do serviço e de alerta para as falsas chamadas. Muitos municípios que possuem o SAMU sofrem com o mesmo problema, informa.    

Fonte: Superintendência de Comunicação Social da Prefeitura de Apucarana