MAIS LIDAS
VER TODOS

Região

Secretaria de Saúde divulga 1º LIRAa de 2009 em Apucarana

Foi divulgado hoje (quinta-feira 15/01), o resultado do 1º Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti (LIRAa) de 2009. Realizado pela Secretaria de Saúde, através do Programa Municipal de Combate a Dengue, a coleta de material e a visita aos bairros

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 15.01.2009, 17:22:00 Editado em 27.04.2020, 21:04:40
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Foi divulgado hoje (quinta-feira 15/01), o resultado do 1º Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti (LIRAa) de 2009. Realizado pela Secretaria de Saúde, através do Programa Municipal de Combate a Dengue, a coleta de material e a visita aos bairros foram feitas entre os dias 05 e 09 de janeiro.

continua após publicidade

O levantamento apontou um índice de 3,4% de infestação predial. Segundo o secretário Municipal de Saúde, Dr. Ribamar Leonildo Maroneze, com relação ao mesmo período em 2008, o índice de infestação diminuiu, mas ainda preocupa. "A dengue exige cuidados constantes.

 Alguns bairros apontaram um índice elevado o que contribuiu para o aumento geral na finalização dos dados", explica Dr. Ribamar.Segundo ele, o trabalho que vem sendo realizado diariamente por mais de 60 agentes, é intenso. "Priorizamos o trabalho de combate a dengue.

continua após publicidade

A fiscalização e as visitas são constantes. Nesta época do ano o calor intenso e as chuvas, além das viagens familiares, contribuem para que o índice aumente em todos os municípios e não só em nossa cidade. Para isso, além das nossas equipes pedimos o empenho e a colaboração da comunidade para que tomem os cuidados necessários e fundamentais para evitar problemas maiores", destaca o secretário. O prefeito João Carlos de Oliveira (PMDB) reforça que novos agentes foram contratados.

 "A saúde é prioridade por isso não medimos esforços para que o trabalho seja realizado com sucesso. Nossos agentes estão capacitados. Recentemente contratamos nove funcionários que integram o time de agentes.

 O quadro de funcionários do Programa Municipal de Combate a Dengue, todos concursados, está acima do preconizado pelo Ministério da Saúde, que é de 45 a 50 agentes", informa o prefeito. "Também aumentamos o número de equipes. São cinco, com onze funcionários cada, além dos agentes especiais que atuam em locais estratégicos e pessoas destinadas a realização de bloqueios com fumacê costal", detalha o prefeito.

continua após publicidade

Levantamento - Atendendo a uma reivindicação do Ministério da Saúde, para o primeiro LIRAa de 2009, a cidade foi dividida em 5 extratos, abordando 33 bairros, 1.991 quarteirões e 47.191 imóveis, além da mobilização de 63 agentes de endemias e supervisores gerais. "O trabalho já está sendo intensificado nas regiões que apresentaram um índice maior, como o extrato 3 que compreende sete bairros.

 Neste local (Centro, Vila Nova, imediações da Rodoviária, Jardim América, Jardim Trabalhista, Vila Operária e Jardim Aclimação) o índice é de 4,7%. E, no extrato 1, com nove bairros (Parque Bela Vista, Afonso Camargo, imediações do Parque de Exposição, Parque da Perdigão e Água Azul, Núcleo Dom Romeu, Jardim Ponta Grossa, Vale Verde e Marcos Freire, que o índice é de 4,2%", relata Boiça. "Vamos dar continuidade as visitas casa a casa, instruções, informações e a conscientização para moradores, em escolas e empresas. Também vamos aplicar quando necessário o larvicida e acima de tudo estaremos eliminando e tratando os locais, principalmente destas localidades que totalizam 19.356 domicílios visitados", detalha o coordenador.

Os demais extratos (2, 4 e 5) apresentaram índices menores.

continua após publicidade

As visitas no extrato 2 foram realizadas nos bairros do João Paulo, imediações do Posto do Catarina, Sol Nascente, Osmar Guaracy Freire, Interlagos, Vila Regina e Vila Apucaraninha, Barra Funda, Lago Jaboti, bairro 28 de janeiro e regiões próximas. "Em outubro, quando realizamos o último LIRAa de 2008, esta localidade apresentava o maior índice. Hoje é o menor com 1,5%", diz o coordenador do programa.

No extrato 4 que compreende a região do Parque Santo Expedito, Cemitérios da Saudade e Cristo Rei, Jardim das Flores, Jardim Esperança, Vila Formosa e no extrato 5 que abrange o estádio Bom Jesus da Lapa, Colégio Agrícola, SESI, Jardim Colonial, Parque da Raposa, Jardim Santos Dumont, Adriano Correa, FECEA, Recanto do Lago, Jardim Marissol, Jardim Curitib

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Região

    Deixe seu comentário sobre: "Secretaria de Saúde divulga 1º LIRAa de 2009 em Apucarana"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!