Região

Maringá inicia cadastramento para Passe Livre do Estudante

Da Redação ·

A Secretaria dos Transportes começa a cadastrar nesta quarta-feira (7) as solicitações de estudantes para o benefício do Passe Livre durante o ano de 2009. O cadastramento será realizado no Cine Teatro Plaza, das 9 às 15 horas, até o dia 26 de fevereiro.        

continua após publicidade

O benefício é concedido para estudantes matriculados no ensino fundamental, médio ou superior das redes públicas e particular. Para ter direito à utilização do cartão magnético do Passe Livre nos ônibus de transporte coletivo do município o aluno deve residir a uma distância mínima de 1.500 metros da instituição escolar.        

O secretário dos Transportes, Walter Guerlles, explica que o atendimento no Cine Plaza será somente para quem ainda não conta com o benefício. "Nossa equipe vai estar trabalhando no local para cadastrar os estudantes que ainda não possuem o cartão magnético. Vale lembrar que os cartões são fabricados por ordem de chegada, por tanto quem solicitar primeiro vai usufruir o benefício antes".

continua após publicidade

Cadastramento        

Para se cadastrar o aluno deve portar os seguintes documentos: declaração da matrícula escolar, comprovante de residência, documentos pessoais como RG ou Certidão de Nascimento, e caso seja menor de 18 anos deve ir acompanhado pelos pais ou responsável.        

Não é necessário levar foto, já que a foto digital do aluno será tirada no ato da entrega dos documentos, sem nenhum custo e necessidade de agendamento.

continua após publicidade

Recarga        

Os alunos que não entregaram os cartões no último dia de aula na instituição de ensino deve solicitar sua recarga a partir do dia 14 de janeiro na sede da Secretaria dos Transportes, localizada no antigo aeroporto - avenida Gastão Vidigal, 421.        

 Para obter a recarga basta levar o cartão magnético e a declaração de matrícula original. Caso o aluno tenha mudado de endereço é preciso levar um xerox de comprovante de endereço, declaração de matrícula, além da possível necessidade de alteração da linha do transporte coletivo, que é definida pelo aluno.         

O secretário informa que o prazo para a entrega dos cartões é de 30 dias. "O prazo previsto em lei para a confecção e entrega dos cartões magnéticos é de 30 dias úteis a partir da data de solicitação. Mas trabalhamos para sempre beneficiar o aluno antes do prazo", comenta Guerlles.