Região

Uma trilha de devoção

Da Redação ·
  Parque Ecológico Santo Expedito
fonte: N.D.
Parque Ecológico Santo Expedito

A religiosidade em Apucarana vai além das igrejas e templos. Com um roteiro feito sob medida para atender fiéis do município e de outras localidades, a cidade vem se consolidando como referência em um turismo cujo principal mote é a fé. As manifestações de devoção entre os peregrinos podem ser conferidas em caminhadas pelo meio rural e visitas a parques e grutas.

continua após publicidade

Somente na semana passada, cerca de cinco mil pessoas se deslocaram até o Parque Ecológico Santo Expedito, para participar da festa nacional em homenagem ao santo das causas urgentes. O local, que se tornou ponto de agradecimento das graças recebidas, não passava de um fundo de vale e erosão até a revitalização pela Prefeitura, em 2005.

O prefeito de Apucarana, João Carlos de Oliveira (PMDB), avalia que a rota turística criada pelo município visa atender as demandas regionais do setor. “Nossas região tem essa característica religiosa e vemos que os romeiros estão dispostos a vir para cá, em busca das opções que oferecemos”, diz ele, ao lembrar que, além do Parque de Santo Expedito, o maior destaque da cidade tem sido o Parque da Redenção, na comunidade do Barreiro, que recebe ao menos 200 visitantes por dia, principalmente de Arapongas, Califórnia, Londrina, Marilândia do Sul, Mamborê, Ariranha do Sul, Mauá da Serra e São Paulo.

continua após publicidade

Com aproximadamente 60 mil metros quadrados, o espaço é formado por 96 personagens bíblicos esculpidos em tamanho gigante. O trabalho, desenvolvido pelo artista plástico Gomes Moura, retrata a vida pública de Jesus Cristo, compreendendo 15 cenas da Via Sacra. (Leia reportagem completa na edição de domingo da Tribuna do Norte)