MAIS LIDAS
VER TODOS

Região

MP cobra aterro de municípios

A Promotoria de Justiça de Faxinal protocolou ontem uma ação civil pública contra os municípios de Faxinal e de Cruzmaltina. Na ação, a promotora de Justiça Gisele Silvério da Silva pede que os dois municípios elaborem e implementem o Plano de Gerencia

Da Redação

·
Promotoria pede o fim do lixão na região
Icone Camera Foto por Delair Garcia
Promotoria pede o fim do lixão na região
Escrito por Da Redação
Publicado em 15.04.2011, 09:19:00 Editado em 27.04.2020, 20:48:30
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Promotoria de Justiça de Faxinal protocolou ontem uma ação civil pública contra os municípios de Faxinal e de Cruzmaltina. Na ação, a promotora de Justiça Gisele Silvério da Silva pede que os dois municípios elaborem e implementem o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos; que implantem a coleta seletiva e a compostagem do lixo e que a prefeitura de Faxinal transfira o aterro sanitário para uma nova área, respeitando as normas ambientais.

continua após publicidade


Laudo do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) aponta que o aterro, que atende aos dois municípios, está com a “área praticamente saturada, necessitando de um novo projeto de readequação urgentíssimo”.


Segundo a promotora, o Ministério Público do Paraná vem tentando, desde outubro do ano passado, acordo com os representantes dos dois municípios, a fim de que eles se comprometessem com a solução do problema. Um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) chegou a ser proposto, mas, segundo a promotora, nenhum dos dois prefeitos aceitou assinar o documento nos termos propostos.

continua após publicidade


O prefeito de Faxinal, Adilson Silva Lino (PTB), afirmou estar surpreso com a ação. Segundo ele, ambos os municípios vêm negociando desde o ano passado com a promotoria e cumprindo as recomendações do órgão. “Não dá para entender a posição da promotora. Ela me mandou um ofício me dando um prazo para assinar um TAC e eu prontamente respondi que assinaria. Já assinei, inclusive, um pré-acordo desse termo”, afirmou o prefeito, que não foi notificado da ação.


Segundo ele, os encontros definiram um projeto de readequação do aterro atual que já tem licença de instalação e verbas federais, oriundas do Fundo Nacional de Saúde, vão garantir a construção de um barracão para separação do material reciclável.


O prefeito de Cruzmaltina, Maurício Bueno (PSDB), também afirmou à reportagem que, no seu entendimento, “tudo já estava encaminhado no MP”.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Região

    Deixe seu comentário sobre: "MP cobra aterro de municípios"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!