Região

Biodiesel feito de óleo de fritura passa por novo teste em Apucarana

Da Redação ·
 Biodisel vai ser usado para abastecer parte da frota de veículo do município
fonte: Prefeitura de Apucarana
Biodisel vai ser usado para abastecer parte da frota de veículo do município

Nesta terça-feira (12), serão produzidos entre 200 e 300 litros de biodiesel a partir de óleo de fritura. O teste será realizado na empresa Quimicamil, às 10 horas da manhã, e tem como objetivo aperfeiçoar o combustível que deverá ser utilizado posteriormente na frota municipal de veículos.

continua após publicidade

Segundo o Secretário de Meio Ambiente e Turismo, João Batista Beltrame (Joba), a cidade conta hoje com aproximadamente 27 ecopontos instalados – locais onde a população pode levar o óleo de fritura já utilizado que depois será coletado pela secretaria e transformado em biodiesel. Os ecopontos podem ser encontrados em escolas e prédios públicos, além de restaurantes e lanchonetes parceiras do projeto.

continua após publicidade

“Estamos realizando diversos testes para obtermos um biodiesel com a melhor qualidade possível. Todo motorista sabe que se o combustível não for de qualidade, irá prejudicar o veículo. Por isso a nossa preocupação de fazermos esses testes que vão nos garantir a excelência do biodiesel”, afirmou Joba.

O óleo de fritura que será utilizado no teste de hoje foi conseguido junto aos acadêmicos da Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (FECEA). Esse ano, a instituição propôs aos universitários, como trote solidário, a arrecadação de óleo de fritura. Ao todo foram conseguidos 800 litros da matéria prima para o biodiesel.