Região

Projeto empresta 300 livros de 184 títulos a professores

Da Redação ·

A Secretaria Municipal de Educação avaliou esta semana o projeto piloto de leitura "Biblioteca do Professor nas mãos do educador" que prevê o encaminhamento dos livros da Biblioteca do Professor aos docentes da rede municipal de educação. Seis escolas participam do projeto que tem o objetivo de facilitar o acesso  aos livros e incentivar a leitura junto aos educadores municipais.

continua após publicidade

"Implantamos o projeto para facilitar o empréstimo dos volumes aos professores municipais que não têm condições ou acesso às duas subdivisões da biblioteca", explicou a diretora de Tecnologia e Apoio Educacional da secretaria, Daniela Zanoni Lima. Segundo ela, a avaliação é positiva porque desde a implantação do projeto, em setembro deste ano, foram realizados mais de 300 empréstimos.

Conforme a diretora, o sucesso do projeto também foi demonstrado pela satisfação dos educadores em encontrar na própria escola os títulos que têm interesse em ler ou consultar. "Cada unidade recebe cerca de 30 livros. Na primeira fase foram apresentados 184 títulos que o professor pode emprestar, porque a caixa permanece na escola por um período de 30 dias", explicou Daniela Zanoni.

continua após publicidade

A intenção da Secretaria de Educação, segundo a diretora, é que o projeto seja ampliado em 2009, passando a atender mais escolas, oferecendo mais títulos e mais prazos. "A proposta dos professores é que os livros permaneçam dois meses em cada escola. A secretaria deve acatar essa solicitação. Afinal, se queremos formar alunos leitores temos de incentivar para que os professores leiam mais", disse.

As escolas municipais que participam do projeto são a David Dequech; Neman Sayun; Moacyr Camargo e Moacyr Teixeira; e os centros educacionais Valéria Veronezzi e Malvina Pedrialli.