Região

Prefeitura de Londrina recebe IPTU sem nova correção até dia 30

Da Redação ·

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria de Fazenda, está alertando os contribuintes em atraso com impostos municipais, para que evitem a nova correção inflacionária dos tributos, fazendo a quitação até o dia 30 de dezembro, antes da virada do ano.

continua após publicidade

Segundo o secretário municipal de Fazenda, Wilson Sella, tanto o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), o Imposto Sobre Serviço (ISS), bem como as taxas municipais, terão a partir de janeiro a correção inflacionária pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo-Especial (IPCA-E), que deve ficar entre 5 e 6%.

Wilson Sella informou que, o IPCA-E é a inflação medida entre 15 de dezembro de um ano a outro, e que pelas previsões ficará neste índice próximo a 6%. Por isso, a prefeitura já enviou mais de 37 mil cartas de cobrança aos contribuintes, alertando para os prazos estabelecidos neste final de ano, para que evitem a cobrança com correção a partir de janeiro.

continua após publicidade

Devido aos feriados de Natal e Ano Novo, a Secretaria de Fazenda elaborou um calendário especial para os dias 24 e 30 de dezembro, para que o contribuinte não seja prejudicado, e possa retirar as guias para pagamento dos tributos. No próximo dia 24, o horário de funcionamento da Praça de Atendimento da prefeitura será das 8h às 12h, enquanto no dia 30, considerado o último dia útil bancário do ano, o horário será das 9 às 16 horas.

Para facilitar ainda mais o contribuinte, a Prefeitura acertou um horário especial de atendimento da agência da Caixa Econômica Federal que funciona no prédio, e que normalmente só funciona até as 14 horas. No dia 30, especificamente, a agência da Caixa Econômica Federal estará aberta das 9 às 16 horas, de forma a que o contribuinte possa efetuar o pagamento dos tributos sem a necessidade de deslocamento.

De acordo com o secretário, o montante possível de arrecadação com as 37 mil cartas de cobrança enviadas pela prefeitura é de cerca de R$ 9 milhões. Sella também lembrou que, além da agência da Caixa Econômica na prefeitura, as guias retiradas na Praça de Atendimento também poderão ser pagas em qualquer casa lotérica.