Região

Maringá recebe primeira Academia para Especias

Da Redação ·

A  Prefeitura de Maringá inaugura no município, nesta sexta-feira (12), a primeira Academia Para Especiais - APE, com aparelhos totalmente adaptados para pessoas com deficiência.     

continua após publicidade

Inédita no Brasil, a APE é uma extensão do projeto da Academia da Terceira Idade, que inclui também a Academia da Primeira Idade. Maringá é pioneira nesses três modelos, que já foram adotados por outros municípios.    

A Academia Para Especiais é composta por equipamentos adaptados principalmente para cadeirantes que poderão praticar dez tipos de exercícios para fortalecer os membros superiores. Os aparelhos são semelhantes aos da ATI, porém mais baixos.    

continua após publicidade

Para o secretário dos Esportes e Lazer, Márcio Stabile, a administração municipal sai na frente outra vez. "Essa academia é uma novidade no Brasil e talvez no mundo. Os equipamentos são projetos para serem utilizados principalmente por cadeirantes. Alguns aparelhos são os mesmos das ATIs e outros criamos. Os exercícios são para fortalecer tronco, ombro, braços e quadril. Esperamos que essa novidade faça o mesmo sucesso que as ATIs".    

O prefeito Silvio Barros, acompanhado pelo ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, inaugura a Academia Para Especiais nesta sexta-feira, às 14 horas. A primeira APE será instalada na avenida Itororó, no Bosque II.