MAIS LIDAS
VER TODOS

Região

Amuvi cobra rede de esgoto na região

Uma reunião técnica entre prefeitos da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) e o diretor da Companhia de Saneamento no Paraná (Sanepar), Fernando Ghignone, deve discutir hoje à tarde a situação do saneamento na região. Em muitos municípios,

Da Redação

·
Sem conclusão, estação elevatória impede que redes de esgoto prontas sejam ligadas em Apucarana
Icone Camera Foto por Sérgio Rodrigo
Sem conclusão, estação elevatória impede que redes de esgoto prontas sejam ligadas em Apucarana
Escrito por Da Redação
Publicado em 08.04.2011, 08:50:00 Editado em 27.04.2020, 20:48:46
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Uma reunião técnica entre prefeitos da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) e o diretor da Companhia de Saneamento no Paraná (Sanepar), Fernando Ghignone, deve discutir hoje à tarde a situação do saneamento na região. Em muitos municípios, incluindo Apucarana, a empresa está longe de cumprir a projeção de obras definidas nos contratos de renovação da concessão do serviço.

continua após publicidade


Segundo o presidente da Amuvi, o prefeito de Faxinal, Adilson Silva Lino (PDT), o debate se faz necessário em função do atraso na ampliação da rede de esgoto prevista para a maioria dos municípios do Vale do Ivaí. “Pedi que os prefeitos apresentassem nesta reunião um levantamento sobre a cobertura da Sanepar em seus municípios. Há muitos casos em que o que estava previsto em contrato para 2010 não foi cumprido. Em Faxinal, não temos nem poços artesianos”.


Ele argumenta que, sem condições mínimas de saneamento, a qualidade de vida da população pode ser afetada. “São obras que não aparecem, mas que implicam em higiene e respeito ao meio ambiente”, salienta.

continua após publicidade


Apucarana é uma das cidades do Vale que ainda esperam investimentos na rede de esgoto. De acordo com um levantamento da Tribuna, o contrato renovado pelo município junto a Sanepar em 2003 previa que a cobertura do saneamento na cidade fosse ampliada de 24% para 65% até 2008. Hoje, no entanto, Apucarana tem apenas 32% dos imóveis, o equivalente a cerca de 10 mil domicílios, ligados à rede de esgoto.


O gerente regional da Sanepar, Nelson Mardegan, observa que o não cumprimento do que é definido em contrato costuma ocorrer devido a impasses judiciais. “Essas obras demandam interferências em propriedades e, muitas vezes, podemos ter resistências até a desapropriação do terreno. Por isso, acabamos ultrapassando o prazo. Além disso, como se trata de uma construção civil, também existe o problema da falta de mão de obra”, defende.


Ele analisa que, até o final deste semestre, o município deve atingir 58% da rede de esgoto. A Sanepar também prevê que até o final de 2012 a cobertura seja ampliada para 85%.

continua após publicidade

Equipe vai acelerar projetos


Um dos exemplos do atraso nas obras da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) em Apucarana é a elevatória do Parque Ecológico da Raposa. De acordo com o gerente regional da Sanepar, Nelson Mardegan, por se tratar de uma área de preservação, o projeto da estação sofreu diversas alterações. Com isso, redes que já estão concluídas ainda não foram ligadas. “Isso depende da elevatória, mas esperamos que a finalização da obra ocorra até junho, o que ajudará a ampliar a cobertura da rede de esgoto na cidade”, pontua.

continua após publicidade


Ontem, a Sanepar anunciou que criou uma força-tarefa para acelerar o desenvolvimento de projetos e o andamento de obras em todo o Paraná. Para 2011, a empresa prevê investir R$ 425 milhões nos sistemas de água tratada e de coleta e tratamento de esgoto. Cerca de 120 engenheiros e arquitetos fazem parte do grupo.


As principais dificuldades a serem enfrentadas pela equipe são a necessidade de readequação de projetos, licitações sem empresas interessadas e os processos de desapropriação de áreas e licenciamento ambiental. (A.L.)

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Região

    Deixe seu comentário sobre: "Amuvi cobra rede de esgoto na região"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!