Região

Ladrões levam sistema de irrigação do Viveiro Municipal de Maringá

Da Redação ·

Pelo menos 5 mil mudas de espécies nativas e exóticas prontas para o plantio em vias e praças públicas correm risco de serem perdidas, depois que ladrões levaram o sistema de irrigação do Viveiro Municipal. O crime ocorreu na madrugada de sexta-feira (6), e foi registrado em Boletim de Ocorrências da polícia.    

continua após publicidade

Os ladrões levaram uma bomba, canos de PVC e mais de 100 metros de cabos elétricos. "Parece uma ação para prejudicar o trabalho do viveiro", acredita Antônio Paulo Joaquim de Almeida, coordenador de arborização da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura.      

Ele explica que o valor do material roubado não é alto, mas coloca em risco a manutenção das mudas prontas. "Com o tempo seco e quente estávamos irrigando duas vezes por dia", revela. Agora a irrigação depende do caminhão tanque da Secretaria dos Serviços Públicos, que nem sempre está disponível.     

continua após publicidade

Almeida afirma que o prejuízo maior no caso de perda das mudas será para a arborização da cidade. As mudas prontas, calcula, são suficientes para atender a necessidade de plantio e reposição por vários meses.     

O Viveiro Municipal está em uma área de oito alqueires e tem um caseiro que mora no local.     

O roubo, de acordo com Almeida, aconteceu no outro extremo da área, onde os registros de metal foram substituídos por similares de PVC para evitar a ação de ladrões. "Já estamos providenciando o material para restabelecer a irrigação das mudas prontas e evitar as perdas", afirmou Almeida.