Região

Alunos realizam sonho de passear de helicóptero em Arapongas

Da Redação ·
E os sonhos do Natal marcaram as expressões nos rostos das dez crianças vencedoras do Concurso de Redação 2008, em Arapongas. Eles participaram na manhã de ontem de passeio pela cidade voando de helicóptero do Papai Noel do Brasil, numa parceria entre Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Arapongas (Acia), Secretaria Municipal de Educação e Cultura e Projeto Cultural Vamos Ler!, da Tribuna do Norte.
continua após publicidade
Pedro Henrique dos Santos Machado, Daniele Amanda de Oliveira, Tamires Fernandes Zamarian, Miriam Fernanda, Tatiane Vilela Paes, Mayara Anzolin, Poliana Froes Botelho, João Paulo Santos, Jonathan William Pereira Rosa, e Alexandre Bovo Júnior voaram anteontem de manhã no helicóptero do Papai Noel do Brasil. Receberam ainda materiais escolares. Neste ano houve uma boa participação de estudantes da zona rural. "É uma delícia. De lá de cima tudo parece formiguinha", disse Jonathan, 10 anos, após descer do helicóptero. Já Alexandre, 10 anos, estava com um tremendo frio na barriga antes de ver a cidade do alto. Agarrava-se à professora, como se não soubesse ao certo o que estava fazendo ali. Quando o helicóptero voltou, entretanto, teve a impressão de que os quatro minutos passaram rápido demais. "Parecia que eu estava relando o céu." Voaram junto com os alunos vencedores suas professoras. "São elas que estimulam os alunos a competirem, que despertam neles o senso crítico. Por isso esta é uma recompensa mais que merecida", concluiu o presidente da Acia.
continua após publicidade
Para concorrer ao vôo, alunos de terceira e quarta séries das escolas municipais tinham de escrever redações que respondessem: "Natal significa nascimento. Como eu posso fazer nascer um meio ambiente melhor para minha família e para mim?" Também andaram no helicóptero os convidados Willian Guilherme Scheles, Márcia Maria de Oliveira,  Clemilda Alcedina Cardoso, Cristina Lopes de Oliveira (coordenadora do Projeto Vamos Ler), e as professoras Ilda Maria Koch e Cristiane Patrícia B. da Silva, que participaram da seleção das redações. Eles haviam sido sorteados numa promoção conjunta da Acia com os programas SOS Comunidade e Nosso Dia, na TV Antares. Um quarto ganhador não compareceu. Aos 60 anos, Clemilda pôde, pela primeira vez, ver a cidade sob os pés. E queria mais. "Eu vou até São Paulo", disse, sorrindo.   À noite, foi aberta a decoração de Natal da Acia, na Praça Mauá. Elaborada com apoio da Secretaria Municipal da Cultura, Lazer e Eventos, a ambientação tem neve artificial, casinha do Papai Noel, trenó, presépio e apresentação de corais. O espaço fica montado até o dia 23, exceto aos domingos.