Região

Encontro discute ensino de adultos em Apucarana

Da Redação ·
Em Apucarana, turma da EJA reúnem estudantes de várias faixas etárias
fonte: Sérgio Rodrigo
Em Apucarana, turma da EJA reúnem estudantes de várias faixas etárias

Centenas de professores de Apucarana e região são esperados hoje, às 19 horas, na abertura da segunda edição do Seminário Intermunicipal de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA). Com o tema “Contextualizando Paulo Freire”, o encontro acontece no Cine Teatro Fênix e prossegue até amanhã. O município estima que é necessário alfabetizar 3 mil pessoas.

continua após publicidade


A coordenadora municipal da EJA, Sueli Gomes Reis, explica que a programação prevê uma série de palestras com especialistas, entre eles a professora Vera Barreto, da Vereda Centro de Estudos em Educação, e o professor Luiz Carlos Migliozi, da Universidade Estadual de Londrina (UEL). O objetivo, conforme ela, é capacitar os educadores para uma tarefa que se apresenta cada vez mais desafiadora. “Hoje, muitos alunos da EJA acabam parando os estudos, não avançando para as etapas seguintes. O nosso desafio é fazer com que eles terminem os estudos”, comenta.


Sueli assinala que as obrigações familiares e o trabalho costumam ser os principais motivos relatados por quem, mesmo depois de ser alfabetizado mais tarde, desiste de estudar. “Esse abandono pode ter impactos diretos na profissão da pessoa. Por isso, estamos buscando a sensibilização de toda a sociedade, inclusive das empresas”, diz.

continua após publicidade


Em Apucarana, há 23 turmas da EJA, que atendem, em média, de 18 a 20 alunos, cada. A maioria dos estudantes é do sexo feminino e tem de 35 a 40 anos. “Mas, também temos alunos de até 80 anos de idade. O programa é voltado para todos que têm mais de 15 anos e não foram alfabetizados ainda”, salienta a coordenadora da EJA.


Segundo estimativas da Autarquia Municipal de Educação (AME), cerca de três mil pessoas ainda não sabem ler ou escrever em Apucarana. Amanhã, a programação do 2º Seminário do EJA tem início às 8h30. O encerramento das atividades está previsto para às 17 horas.