Região

Aposentada morre e deixa 40 cães

Da Redação ·
Kombi lotada de cachorros: animais vão para adoção
fonte: Delair Garcia
Kombi lotada de cachorros: animais vão para adoção

Trinta e cinco cachorros, entre machos e fêmeas, chegaram ontem à tarde ao Canil Municipal de Apucarana. Os animais pertenciam a uma idosa, moradora do Jardim Colonial, que morreu nesta semana após sofrer um enfarto.
A aposentada Odete Almeida Celestrino, de 62 anos, vivia sozinha com cerca de 40 cães, na Rua Aimoré. Sem ter com quem ficar após a morte da dona, os animais tiveram que ser recolhidos, após a Prefeitura obter uma autorização judicial.


Retirados da residência por uma equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (Sematur), com apoio de um militar do Corpo de Bombeiros, os animais foram transportados até o canil em uma Kombi. Devido ao mau cheiro, o veículo teve que passar pelo Contorno Sul.


O sobrinho da dona dos cachorros recolhidos no Jardim Colonial, José Alves, recorda, no entanto, que Odete tinha afeição pelos animais. “Ela gostava muito dos cachorros e cuidava deles sozinha”, pontua.


Vizinhos também relatam que, apesar de não atrapalharem, os cães da aposentada eram reconhecidos pelo barulho que faziam. “Mas, eles não causavam danos, porque ficavam fechados na casa dela”, diz a moradora Juraci Cardoso Ferreira.
O secretário Municipal de Meio Ambiente e Turismo, João Batista Beltrame, informa que os cachorros resgatados passarão por um tratamento e serão colocados para a adoção. “Parte dos 40 cachorros escaparam. Mas, os que conseguimos recolher esperamos doar até o próximo final de semana, em uma feira”, afirma.


Ele assinala que a colaboração da comunidade será fundamental para encaminhar esses animais, já que o canil está lotado. Segundo a Autarquia Municipal de Saúde (AMS), cerca de 150 animais, entre cães e gatos, estão abrigados no local. (Colaborou Luiz Montalvo)

 

continua após publicidade