Região

Obras do Contorno Norte em Maringá terão ordem de serviço

Da Redação ·

A Prefeitura de Maringá programou para a próxima sexta-feira (12), o ato de assinatura da ordem de serviço para iniciar a construção do Contorno Norte. A finalidade da obra é desviar o tráfego pesado de veículos da BR-376, que atravessa a cidade no sentido leste-oeste utilizando a Avenida Colombo. 

continua após publicidade

A cerimônia de assinatura da ordem de serviço está marcada para as 10 horas da manhã na rotatória da Avenida Sabiá, localizada no cruzamento da Avenida Alziro Zarur com o Contorno Norte, no Conjunto Residencial Ney Braga.

Além da presença do prefeito Silvio Barros, o evento prevê a participação do diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes Terrestres (DNIT), Luiz Antonio Pagot; do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo; deputados estaduais e federais e outras autoridades.

continua após publicidade

Conforme o projeto, a pista do Contorno Norte terá 17,2 quilômetros de extensão e vai ligar o trevo na divisa entre Maringá e Sarandi - localizado no início da Avenida Sincler Sambatti (Contorno Sul) - ao trevo da Coca-Cola, localizado na zona oeste da cidade, onde está o entroncamento com a Avenida Sabiá. Parte do traçado seguirá os trechos projetados e os já existentes da Avenida Major Abelardo José da Cruz. 

A meta é fazer com que o desvio rodoviário absorva boa parte dos 50 mil veículos que circulam diariamente pela Avenida Colombo, além de reduzir o tráfego de veículos pesados na Avenida Morangueira - que dá acesso à PR-317, ligando Maringá ao sul do Estado de São Paulo. 

De acordo com o coordenador municipal de Políticas Urbanas e Meio Ambiente, Guatassara Boeira, a construção do contorno já conta com R$ 14 milhões, dos R$ 147 milhões orçados pelo Dnit.

A obra será executada pela construtora Sanches Tripoloni, de Maringá. O início efetivo dos trabalhos está previsto para o próximo mês de janeiro e a conclusão deverá ocorrer no prazo de dois anos.