Região

Atividades culturais vão marcar aniversário de Londrina

Da Redação ·
Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria de Cultura, divulgou a programação artística que integra as comemorações do aniversário da cidade, que completa 74 anos no próximo dia 10. As atividades, que também marcam o Natal, são gratuitas. Essa programação vai até o dia 20 de dezembro, informou o diretor de Ação Cultural da Secretaria de Cultura, Donizetti Buganza.

A primeira atividade ocorre nesta quinta-feira (dia 4), às 18h, quando o grupo Terra Celta se apresenta no Museu de Arte de Londrina, na rua Sergipe, n° 640 (centro). O grupo existe há quatro anos e toca músicas tradicionais da Irlanda e da Escócia, além de composições próprias.

continua após publicidade

Outra atividade ocorre no dia 5, às 18h30, na Concha Acústica (centro), onde será realizado o show Vila Cantos. Segundo o fundador do projeto, Vitor Amorim, o Vila Cantos é formado apenas por ele (violão) e por Gisele Amorim (voz) e existe há um ano. O objetivo é fazer música simples. Tocamos apenas músicas próprias, um MPB mais diferenciado mas com outras vertentes como o pop, explicou.

De acordo com ele, as composições têm ainda um pouco de poesia. A gente tem uma música que o pessoal mais gosta que é um poema do Ricardo Reis, heterônimo de Fernando Pessoa. Procuramos sempre colocar poesia nas letras, completou.

continua após publicidade

No dia 6, as comemorações ficam por conta do Concerto pela Paz, que ocorre das 16h às 21h, no Aterro do Lago Igapó II. Segundo o produtor do evento, Paulão Rock´n Roll, esta é quinta edição do concerto. Por coincidência, quando a gente vai fazer o evento, estamos diante de uma catástrofe, disse em relação às enchentes no estado de Santa Catarina.

De acordo com ele, as pessoas que forem prestigiar o evento, se puderem, devem fazer doações de água, materiais de limpeza e alimentos. Tudo o que for arrecadado será encaminhado para o Corpo de Bombeiros, o encarregado de enviar os mantimentos para o desabrigados.

Paulão Rok´n Roll disse que no concerto vão se apresentar cinco bandas: Acústico Blues Trio; Café no Sangue; Samba Sim; Rock Brothers e Chorus. No mesmo local, às 18h30, haverá ainda a inauguração de um memorial em comemoração aos 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

continua após publicidade

Ainda integrando as comemorações do aniversário da cidade e do Natal, ocorre no dia 7, às 16h, no Aterro do Lago Igapó II, outra apresentação do grupo Terra Celta. No mesmo dia, às 17h, no Parque Arthur Thomas, ocorre também a apresentação do show Cheiro de flor, do projeto Canções e Compreensões.

Segundo a proponente e coordenadora do projeto, Meire Valim, o Canções e Compreensões existe desde 2006. Esse projeto trabalha com jovens e agora estamos com um grupo de seis mulheres. O espetáculo fala da flor, da sua leveza. A idéia é mostrar a expressão de cada um, explicou.

De acordo com a coordenadora, o grupo vai interpretar canções de Noel Rosa, Taiguara e também as conhecidas O pato e Deixa isso pra lá. As seis mulheres que compõem o show se apresentam junto com uma banda composta de quatro músicos. É um show bem leve, pra cima, destacou.  Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria de Cultura, divulgou a programação artística que integra as comemorações do aniversário da cidade, que completa 74 anos no próximo dia 10. As atividades, que também marcam o Natal, são gratuitas. Essa programação vai até o dia 20 de dezembro, informou o diretor de Ação Cultural da Secretaria de Cultura, Donizetti Buganza.

continua após publicidade

A primeira atividade ocorre nesta quinta-feira (dia 4), às 18h, quando o grupo Terra Celta se apresenta no Museu de Arte de Londrina, na rua Sergipe, n° 640 (centro). O grupo existe há quatro anos e toca músicas tradicionais da Irlanda e da Escócia, além de composições próprias.

Outra atividade ocorre no dia 5, às 18h30, na Concha Acústica (centro), onde será realizado o show Vila Cantos. Segundo o fundador do projeto, Vitor Amorim, o V