MAIS LIDAS
VER TODOS

Região

Assentamento Dorcelina Folador é sede do Encontro de Agroecologia

Foi realizado no último sábado (29) o encerramento do Encontro de Agroecologia no Assentamento Dorcelina Folador, em Arapongas. As atividades começaram na quinta-feira (27) e foram realizadas a partir da parceira entre a Prefeitura, Emater, Incra e Secret

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 02.12.2008, 09:29:00 Editado em 27.04.2020, 21:04:48
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Foi realizado no último sábado (29) o encerramento do Encontro de Agroecologia no Assentamento Dorcelina Folador, em Arapongas. As atividades começaram na quinta-feira (27) e foram realizadas a partir da parceira entre a Prefeitura, Emater, Incra e Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab). A solenidade de teve início com a apresentação de uma mística sobre a luta pela reforma agrária. O evento contou com a presença de representantes de famílias assentadas de toda a região; do vice-prefeito Jair Milani; do deputado estadual Waldyr Pugliesi; dos secretários de Estado, Gilberto Martins (Saúde) e Valter Bianchini (Agricultura e Abastecimento); do presidente estadual da Emater, Arnaldo Bandeira; além de representantes de Londrina e Apucarana.

continua após publicidade

O vice-prefeito de Arapongas, Jair Milani, reiterou o apoio do município nas questões referentes ao desenvolvimento da agropecuária. Já o deputado estadual Waldyr Pugliesi reforçou em seu discurso a importância da luta dos trabalhadores rurais para o desenvolvimento agrário. O secretário da Seab, Valter Bianchini, frisou que um dos principais pontos de referência para o auxílio na elaboração de novas fontes de renda para as famílias assentadas é o futuro, que, para Bianchini, está nas mãos das crianças.

PROJETOS - Na ocasião, conforme o secretário municipal de Agricultura, Luiz Gonzaga Pereira, também foi inaugurado simbolicamente a Unidade Demonstrativa do projeto Leite Orgânico, que gerou investimentos de R$ 200 mil, sendo 20% de contrapartida da Prefeitura de Arapongas e 80% do Ministério do Desenvolvimento Agrário. A unidade conta com a aquisição de 50 novilhas da raça Jersey, máquinas resfriadoras, ordenhadoras e sala para ordenha.

continua após publicidade

Além disso, foi viabilizado o preparo do solo para sementes e mudas de pastagem e adquiridos aparelhos de TV, DVD e gravador de CD para auxiliar as famílias no aprendizado de novas técnicas. Gonzaga destaca ainda que 12 famílias estão cultivando cana-de-açúcar para que o engenho para a produção de açúcar mascavo, que também se enquadra nos projetos realizados no Assentamento Dorcelina Folador, possa funcionar.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Região

    Deixe seu comentário sobre: "Assentamento Dorcelina Folador é sede do Encontro de Agroecologia"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!