Região

Maringá promove campanha contra AIDS e DST no Clube do Vovô

Da Redação ·

Funcionários da Unidade Básica de Saúde da Vila Operária e estagiários de enfermagem do Cesumar promoveram, quarta-feira (03), uma ação de alerta contra as doenças sexualmente transmissíveis no Clube do Vovô, dentro da programação do Dia Internacional de Combate à AIDS promovida pela Secretaria da Saúde e a Coordenação Municipal da DST/AIDS.

continua após publicidade

Os frequentadores do clube receberam orientações sobre sexo seguro, um folheto alertando sobre o crescimento dos casos de HIV entre pessoas com idade acima de 50 anos e ganharam preservativos masculinos e femininos. "Mesmo para as pessoas que não querem o preservativo entregamos e orientamos a repassar para alguém da família que possa usar", explicou a enfermeira Jane Oliveira, da UBS Operária.

A ação também orientou os frequentadores sobre os exames de testagem oferecidos sem custo pelo Centro de Testagem Anônima, na Policlínica da Zona Sul. O Clube do Vovô é um dos mais tradicionais clubes da terceira idade de Maringá, e realiza dois bailes por semana. Às quartas-feiras a média de público é de 250 pessoas e aos domingos até 500 pessoas.    

continua após publicidade

A aposentada Ivani Marques, de 77 anos, aprovou a ação da UBS da Vila Operária. "Mesmo quem tem mais idade precisa se proteger porque a doença não escolhe mais a vítima", diz Ivani mostrando estar informada. Ela confessa ter aceito os preservativos oferecidos, e se precisar vai usar.