Região

Arapongas vai fiscalizar depósitos irregulares de lixos

Da Redação ·
 Arapongas vai fiscalizar depósitos irregulares de lixos
fonte: Divulgação
Arapongas vai fiscalizar depósitos irregulares de lixos

A Secretaria da Agricultura, Serviços Públicos e Meio Ambiente e Guarda Municipal de Arapongas, firmaram um convênio com o objetivo de fiscalizar e atuar na destinação irregular de resíduos sólidos. A ação contará também com a participação da Força Verde Ambiental e atuará no perímetro urbano e área rural.

continua após publicidade

Conforme destacou o prefeito Beto Pugliese, além das leis estaduais e federais sobre esta questão, o município possui Lei Ambiental, nº 3.231, de 14/09/2005, que define claramente as agressões ambientais que resultam em poluição do solo, ar e água. Ele lembra que até meados de 2010, o descarte de pneus e resíduos da construção civil, por exemplo, ainda não estava devidamente solucionado e atualmente, este tipo de resíduo já apresenta solução ambientalmente correta, com a participação de empresas privadas. “Agora o foco serão os locais irregulares de depósito de lixo, que além de comprometerem a paisagem, também causam sérios riscos a saúde pública, finalizou.

continua após publicidade

O Secretário, Luiz Gonzaga Pereira, salientou que a Guarda Municipal Ambiental, Força Verde e Fiscais da Secretaria de Meio Ambiente; mapearam todos os locais no perímetro urbano e rural onde é freqüente a destinação irregular de resíduos. “Estamos providenciando novamente a limpeza destes locais e colocando placas de advertência. No caso da Estrada do Curador, prolongamento da Rua Bonito do Campo, foram retirados 18 caminhões de entulhos“, informou. Ele diz ser também que a fiscalização contará com a ajuda da população para denuncia destas e outras irregularidades ambientais. “As multas são elevadas, pode haver apreensão de veículos e equipamentos envolvidos no crime ambiental praticado e encaminhamento ao Ministério Público; dependendo da gravidade do caso“, concluiu o Secretário.