Região

Estado repassa recursos para o Parque de Exposições de Maringá

Da Redação ·

A Prefeitura de Maringá, a Sociedade Rural de Maringá, e o secretário de Planejamento do Paraná, Ênio Verri, firmaram nesta sexta-feira (28), convênio para o repasse de recursos do Governo do Estado para a reforma do Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro. No total são R$ 224,5 mil, permitindo a recuperação dos pavilhões de exposição de animais.

continua após publicidade

A assinatura aconteceu durante o lançamento do Programa Seringueira do Paraná, na Cocamar, reunindo também os secretários de Estado da Agricultura, Valter Bianchini e do Meio Ambiente, Rasca Rodrigues.

A presidente da Sociedade Rural, Iraclezia Araújo, explicou que durante a chuva de granizo de maio, a cobertura dos pavilhões  de bovinos ficou totalmente comprometida. Uma reforma emergencial foi realizada para a Expoingá, e o governo do Estado pediu um projeto para auxiliar nas obras necessárias. 

continua após publicidade

Ela conta que depois que assumiu a Sociedade Rural, cobrou a ajuda ao vice-governador, Orlando Pessuti, que viabilizou os recursos. "Precisamos oferecer instalações adequadas para abrigar animais de elite que vem de várias regiões do país para nossos eventos", afirmou a presidente da entidade. 

 SERINGUEIRA - O secretário Valter Bianchini destacou o esforço dos órgãos de pesquisa e extensão em viabilizar a exploração das áreas de reserva de forma sustentável. "Disponibilizamos a tecnologia e nossos parceiros os recursos para implantar a seringueira nos próximos 10 anos", disse. Apenas o Banco do Brasil terá R$ 40 milhões para a cultura. 

O secretário de Meio Ambiente, Rasca Rodrigues, elogiou Maringá. "Aqui é um centro de soluções ambientais", disse citando o projeto das seringueiras, as sacolas oxi-biodegradáveis, os pontos de coleta de óleo de cozinha, a produção de camisetas com fios a partir de garrafas pet e a solução para o lixo.

"Maringá tirou as pessoas que disputavam o lixo com urubus e implantou uma tecnologia que não canso de divulgar como forma de solucionar o problema dos lixões em vários municípios", disse.