Região

Santa Casa de Cambé ganha 10 leitos de UTI

Da Redação ·
Uma verba de R$ 383 mil do governo do Paraná foi investida na implantação de 10 leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de Cambé, Norte do Paraná. O investimento da Secretaria Estadual de Saúde (SESA) possibilitou a compra de equipamentos como ventilador pulmonar, oxímetro de pulso, respirador, monitores cardíacos, desfibrilador, entre outros. A UTI está funcionando desde outubro, mas o secretário da Saúde, Gilberto Martin, assina o convênio com o hospital por volta das 17 horas desta sexta-feira (28).

De acordo com a diretora geral da Santa Casa de Cambé, Izabel Aparecida Silva, o governo do Estado deve custear a UTI até que a Santa Casa obtenha o credenciamento federal, que possibilite ao Sistema Único de Saúde (SUS) custear a unidade. A UTI vai atender outros convênios, mas vai beneficiar os pacientes do SUS, que é a maioria do atendimento, afirma.

continua após publicidade

Uma grande vantagem da contratação da UTI, conforme Izabel, é a possibilidade de atender pacientes da região, que sofram acidentes próximos a Cambé e precisem de uma unidade ou que estejam na fila da central de leitos.

A diretora da Santa Casa afirmou que cerca de 50% da capacidade da UTI foi ocupada em outubro por conta da pouca divulgação e da unidade ter completado apenas um mês. Ela apontou ainda que o primeiro mês de funcionamento houve prejuízo, mas não soube dizer qual era o valor. Não é possível avaliar os dados e o porquê do prejuízo no primeiro mês. A nossa expectativa é que a partir do terceiro mês haja equilíbrio, ressaltou.

continua após publicidade