Região

Programa Nascer no Paraná completa 9 meses e realiza evento de avaliação

Da Redação ·
Secretario de Saúde, Gilberto Martin
fonte: googleimagens.com
Secretario de Saúde, Gilberto Martin

A Secretaria de Estado da Saúde realiza, na segunda-feira (22), um encontro de avaliação do programa “Nascer no Paraná – Direito à Vida” pela redução das mortalidades materna e infantil. Com seus nove meses de existência, o programa já foi adotado no Estado de forma permanente. Participarão do evento representantes de Comitês Municipais de Mobilização pela Redução da Mortalidade Materna e Infantil, secretários municipais de Saúde, diretores e técnicos das Regionais de Saúde e de municípios.

continua após publicidade

O programa é baseado em seis passos: mobilização social; captação precoce da gestante; pré-natal e exames necessários; parto em maternidade referenciada; vigilância do bebê; e acompanhamento no primeiro ano de vida da criança. “Não queremos que nenhuma mãe ou criança morra de causas que possam ser evitadas”, enfatizou o secretario de Saúde, Gilberto Martin.

Desde o início, prefeituras aderiram formalmente ao programa. Na avaliação do primeiro passo, a implantação dos Comitês Municipais de Mobilização pela Redução da Mortalidade Materna e Infantil com representantes da sociedade, profissionais e órgãos públicos, o programa já demonstra sucesso, com aproximadamente 300 comitês implantados.

continua após publicidade

Em 2010, os municípios iniciam a realização dos exames de urucultura – para detectar infecção urinária – e tratamento da infecção para o enfrentamento desta que é uma das principais causas de mortes materna e infantil.

Como a adesão dos municípios se deu em momentos diferentes, as experiências também são variadas. Para trocar informações, no encontro, haverá exposição de painéis com as atividades realizadas e algumas regionais de saúde e municípios apresentarão suas ações como forma de partilhar as experiências.

O evento será realizado em parceria com a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) e o Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do Paraná (COSEMS). A Fiep também apresentará o programa “Nós Podemos Paraná”, com os oito objetivos do milênio, sendo um deles a redução da mortalidade materna e infantil.

continua após publicidade

Serviço: Oficina de Monitoramento e Avaliação das ações de redução da mortalidade materna e infantil no Paraná

Data: segunda-feira, dia 22

Horário: das 8h30 às 17h30

continua após publicidade

Local: Auditório da FIEP – Federação das Indústrias do Estado do Paraná

Av. Comendador Franco, 1341 - Curitiba