Região

Postos de Saúde terão plantão para exames preventivos

Da Redação ·

Em Maringá, alguns postos de saúde estarão de plantão em neste sábado (29), para exames de colo de útero e preventivo do câncer de mama. O objetivo é atender as mulheres que trabalham e não tiveram tempo de fazer os exames durante a semana.

continua após publicidade

As pessoas interessadas devem ligar na unidade mais próxima da residência e confirmar o horário de atendimento e se existe necessidade de agendar o exame.

O plantão dos postos encerra as ações da semana quando foi comemorado o Dia Estadual da Prevenção do Câncer de Mama, definido como 27 de novembro através da Lei Estadual 10.223, de 20 de outubro de 2005. Estes exames, informa a Secretaria da Saúde, são oferecidos em todas as unidades durante todo o ano.

continua após publicidade

Neste período são disponibilizadas equipes multidisciplinar também em horários e dias alternativas como forma de estimular as mulheres a realizarem seus exames. Além dos procedimentos da campanha, as mulheres são orientadas a realizar o auto-exame de mama e recebem orientações relativas à saúde da mulher.

O objetivo é diagnosticar precocemente qualquer manifestação de tumor, o que permite um tratamento com maiores chaces de cura. No caso de identificação de qualquer alteração na mama ou no útero, a mulher é encaminhada para exames complementares e se necessário para o tratamento.