Região

Hortas beneficiam comunidades em Arapongas

Da Redação ·

A preocupação com uma alimentação saudável e com o meio ambiente está mudando a vida de moradores de cidades da região de Londrina, através das hortas comunitárias. Em Arapongas (Norte), a horta implantada há cinco meses no Conjunto Habitacional Ulisses Guimarães tem contribuído para que a população do bairro e de áreas vizinhas consumam legumes e verduras frescos, além de garantir a limpeza em terrenos, antes ocupados por mato e lixo.

continua após publicidade

A plantação, mantida pelo município, foi criada a partir do programa Hortas Escolares, que já mantém em Arapongas 16 espaços produzindo alimentos orgânicos para alunos e moradores de comunidades vizinhas e outras oito áreas em fase de implantação.

Quatro funcionários da Prefeitura se encarregam da limpeza do terreno e da manutenção dos 20 produtos cultivados no local. A área com 63 metros de comprimento e 16 metros de largura é toda cercada com tela. A produção ainda não foi contabilizada porque o trabalho está no início, mas os moradores já estão se beneficiando com a doação de alimentos.

continua após publicidade

De acordo com o coordenador geral da horta comunitária, Eugênio Ferreira, a distribuição dos produtos é feita duas vezes por dia, pela manhã e no final da tarde. Por enquanto, o trabalho principal é responsabilidade dos funcionários da Prefeitura, mas pessoas da comunidade estão sendo treinadas para cuidar do plantio e produção. Quinze famílias já estão se envolvendo com o trabalho.

''A idéia é fazer com que os próprios moradores se encarreguem dos cuidados com a horta e possam consumir os alimentos cultivados aqui'', afirma Ferreira. O morador João Carlos Soares é responsável pela limpeza do terreno, retirada do mato nos canteiros, adubação e colheita. O trabalho, segundo ele, é importante não só pelo alimento produzido e levado para casa, mas pela limpeza.

 ''Isso aqui era um local com muito mato, onde todo mundo jogava lixo. Era muito feio. Agora, ver o terreno limpo e a horta produzindo é muito bom.'' A dona de casa Ana Tereza de Moura tem trabalho apenas de atravessar a rua para receber verduras e legumes frescos todos os dias. ''Além de economizar com as compras, temos o alimento saudável na mesa todos os dias'', comemora.

continua após publicidade

Cada família pode levar para casa até um quilo de verdura por dia. O secretário de Agricultura e Meio Ambiente do município, Luís Gonzaga Pereira, afirma que o objetivo é instalar outras hortas na cidade. Três já estão planejadas para o próximo ano.

''Queremos aproveitar os terrenos baldios, tanto na cidade quanto nas escolas. O projeto é simples e não depende muito de dinheiro''.

Em Arapongas, o projeto foi implantado também em um terreno de 2 mil metros quadrados, no Hospital Santa Rita, onde são produzidos alimentos utilizados nas refeições servidas na instituição e para a comunidade vizinha.