Região

Fecea ajudará na fiscalização de órgãos públicos

Da Redação ·

O professor Rogério Ribeiro, diretor da Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (Fecea), participa nesta terça-feira, das 8h30 às 12 horas, de uma reunião no Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR), em Curitiba. Representando a Universidade Estadual do Paraná (UEPR), da qual a Fecea faz parte, Rogério Ribeiro discutirá a participação das instituições de ensino superior do Paraná no Plano Anual de Fiscalização Social (PAF Social). Idealizado pelo TCE-PR, o PAF Social tem como objetivo ampliar a participação da sociedade no acompanhamento da aplicação dos recursos públicos no Paraná.

continua após publicidade

A reunião será comandada pelo presidente do TCE, Fernando Guimarães, e contará com a presença de integrantes da equipe técnica do órgão, além de dirigentes de todas as universidades estaduais do Estado. Rogério Ribeiro será o único representante da UEPR no encontro na capital do Estado.

continua após publicidade

Como participante do PAF Social, a Fecea atuará na fiscalização dos órgãos estaduais e também das prefeituras de Apucarana e região. Rogério Ribeiro afirma que esse trabalho contará com a participação de professores e também de estudantes da instituição. O diretor observa que vai apresentar na reunião a experiência de Apucarana no Observatório Social. Rogério Ribeiro é vice-presidente de Controle Social do órgão no Município, que atua no acompanhamento de licitações na prefeitura local.

continua após publicidade

No encontro desta terça-feira, o conselheiro Fernando Guimarães detalhará como funcionará o projeto e como será exatamente a participação das instituições de ensino. O presidente do TCE antecipou, durante encontro realizado no começo deste mês em Curitiba, na Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), que o PAF Social não tem o objetivo principal de fiscalizar – no sentido estrito de apontar e apurar irregularidades – como estão sendo administradas as verbas públicas nos 399 municípios e no governo estadual. “O PAF Social é um projeto que quer identificar, se possível, em cada região do Paraná, onde o dinheiro público pode ser melhor desembolsado, levando em consideração, sempre, os anseios da sociedade”, declarou o conselheiro.

Reunião na Seti

continua após publicidade

Ainda nesta terça-feira, durante a parte da tarde, o diretor da Fecea participará de uma reunião na reitoria da UEPR. Serão discutidos vários assuntos, como o andamento da Universidade Estadual do Paraná e a criação, organização e funcionamento do Conselho de Reitores das Universidades Estaduais do Paraná (CRUEP), entre outros temas.

A proposta de incorporação da Faculdade Municipal Cidade Educação (Faced) pela Fecea, aprovada em audiência pública em Apucarana, também será discutida por Rogério Ribeiro na Seti.