Região

Auto-exame da mama dá início às ações da semana em Maringá

Da Redação ·

Teve início ontem (24), no Paço Municipal, em Maringá, a campanha Dia de Luta Contra o Câncer de Mama, que será realizada no município até a próxima sexta-feira (28). Durante a tarde, equipes do Hospital Municipal e da Uniarte estiveram realizando o auto-exame da mama em diferentes locais da cidade.       

continua após publicidade

Segundo a secretária da Mulher, Terezinha Pereira, além de atender toda a população os servidores do município também podem fazer o exame durante o horário de trabalho. "Já conversamos com todos os secretários da Prefeitura pedindo a liberação dos funcionários para participarem das atividades, e nas secretarias externas levamos  equipes até os locais."   

O aparelho móvel de ultrassonografia estará disponível durante esta terça-feira (25), na Prefeitura Municipal. A  ação é realizada pela Secretaria da Mulher - SeMulher, Hospital Municipal, Conselho Municipal da Mulher, Rede Feminina de Combate ao Câncer e Uniarte.       

continua após publicidade

Além das mulheres, os homens também podem desenvolver câncer de mama, porém é raro, constituindo menos de 1% dos casos. Se diagnosticado em fases iniciais, o câncer de mama tem chance de cura. Os exames estão disponíveis para homens e mulheres.