MAIS LIDAS
VER TODOS

Região

Mais de 100 casais participam de casamento coletivo

Mais de 100 casais participaram neste sábado (22), em Curitiba, do casamento coletivo promovido pela Secretaria Especial de Relações com a Comunidade no Museu Oscar Niemeyer. O casamento simboliza mais uma tarefa cumprida pelo Governo do Estado, que tem o

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 22.11.2008, 17:47:00 Editado em 27.04.2020, 21:04:49
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Mais de 100 casais participaram neste sábado (22), em Curitiba, do casamento coletivo promovido pela Secretaria Especial de Relações com a Comunidade no Museu Oscar Niemeyer. O casamento simboliza mais uma tarefa cumprida pelo Governo do Estado, que tem o princípio da Carta de Puebla, que é governar preferencialmente para os mais pobres, afirmou o secretário Milton Buabssi.

continua após publicidade

As inscrições para a cerimônia foram realizadas durante o Paraná em Ação, feira de serviços gratuitos desenvolvida pelo Governo do Estado, promovido na Semana da Pátria, em Curitiba. Na ocasião, 230 pessoas da Capital e 205 da Região Metropolitana se inscreveram. Eles já se casaram em cartórios e vieram aqui para a celebração religiosa, disse a coordenadora do programa, Clecy Amadori. Os noivos ganharam maquiagem e penteado e, para as mulheres, ainda teve depilação e unha - serviços oferecidos pelo Senac, em parceria com a empresa Embelleze.

Ao final da cerimônia, eles receberam certidão de casamento, fotografia (tirada momentos antes do evento) e um bolo. É gratificante participar deste casamento porque podemos ajudar quem realmente precisa, disse a professora do Senac, Odile Ventura da Costa. Sairan das Neves Serafim, 24, foi uma das noivas que aproveitou o atendimento oferecido pelo Senac. Apesar da filosofia gótica, que, segundo ela, curte a depressão e quer mostrar que nem tudo na vida são flores, fez questão de oficializar a união de mais de 6 anos.

continua após publicidade

Independente da tribo e da filosofia de vida, acho que casamento é importante, principalmente, perante a sociedade. Já aconteceu de precisarmos da certidão e não termos. Além disso, daqui a alguns anos, nossa filha ia perguntar o motivo de não sermos casados, comentou Sairan.Casamento também é algo que Ivonir José Conaco, 23, fazia questão. Católico, ele diz que é importante passar para os filhos a filosofia de uma família. Ivonir mora com Giselle Caroline Simões, 26, há nove meses. Eu queria muito ter o sobrenome dele, mas não tínhamos dinheiro para o casamento, que é muito caro, disse Giselle.Como Giselle e Ivonir, a maioria dos casais não oficializa a união por falta de dinheiro.

O programa do Governo resolve isso e realiza o sonho dessas pessoas, frisou a juíza de Direito substituta, da 4.ª Vara Familiar de Curitiba, Luciana Varella Carrasco. Ela acredita que o casamento representa muito para a sociedade. Com a união oficializada, o casal passa a ser mais respeitado, disse.É uma atitude louvável do Governo do Estado voltada para o aspecto social. A cerimônia acentua a família, dá de fato mais segurança para o casal e mais respeito à união perante a comunidade, afirmou o desembargador Ivan Campos Bortolleto, do Tribunal de Justiça. VALORES - O objetivo maior da celebração, disse o capelão do Palácio Iguaçu, padre José Aparecido Pinto, é aproximar as famílias.

Elas querem ter a alegria de serem, de fato, esposo e esposa. Queremos fazer com que o casal tenha essa oportunidade porque eles têm dificuldade para se casar, disse. Para o padre, o centro de tudo é a família. Agora, eles podem buscar a vivência dos valores familiares, como o respeito, completou.Para a pastora Lucilene Duarte de Queiroz da Silva, da igreja do Evangelho Quadrangular de Curitiba, a essência do casamento é o amor.

continua após publicidade

A cerimônia é importante porque as pessoas sentem o amor de Deus, que vai abençoar e honrar a relação, disse, ao ressaltar que o casamento é importante também para os filhos. Se o mundo está como está, é porque os pais não são tementes a Deus. E os filhos imitam os pais, comentou. A Secretaria Especial de Relações com a Comunidade já realizou mais de 3,5 mil casamentos coletivos. Com este, serão aproximadamente 3,8 mil. Procuramos fazer o melhor possível para que as pessoas se sintam cidadãs, dignas, além de regularizar a união, comentou Buabssi.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Região

    Deixe seu comentário sobre: "Mais de 100 casais participam de casamento coletivo "

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!