MAIS LIDAS
VER TODOS

Região

MP vai receber notificações da dengue em Arapongas

A reincidência de criadouros do mosquito transmissor da dengue em imóveis de Arapongas será acompanhada de perto pelo Ministério Público. De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Combate à Dengue, Maria Aparecida de Oliveira, uma reunião n

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 21.03.2011, 00:01:00 Editado em 27.04.2020, 20:49:37
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A reincidência de criadouros do mosquito transmissor da dengue em imóveis de Arapongas será acompanhada de perto pelo Ministério Público. De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Combate à Dengue, Maria Aparecida de Oliveira, uma reunião na tarde de sexta-feira com a Promotoria de Defesa de Saúde definiu as novas providências a serem tomadas em relação aos focos do Aedes aegypti na cidade.

continua após publicidade


“Agora, as notificações de casas com criadouros não serão mais enviadas para a Vigilância Sanitária, mas direto para o Ministério Público. Os casos de reincidência serão passíveis de detenção de um mês a um ano e multa, sendo a determinação a cargo da Promotoria”, afirma ela, ao lembrar que essa é a pena prevista no artigo 268 do Código Penal para quem infringir uma determinação do Poder Público para o impedimento da propagação de doenças contagiosas.


A medida, segundo Maria Aparecida, se faz necessária, devido ao descaso de alguns moradores sobre a necessidade de evitar o acúmulo de água parada. “Tem gente que quando assina a notificação pela terceira vez, ri do agente de combate à dengue. Eles acham que isso não vai implicar em nada. Esperamos que, mexendo no bolso dessas pessoas, a situação melhore”.

continua após publicidade


A coordenadora relata que até que a parceira fosse firmada com o Ministério Público as notificações eram encaminhadas para a Vigilância Sanitária, onde os avisos ainda aguardavam um prazo até que alguma medida fosse tomada. “Enquanto isso, o mosquito poderia continuar no criadouro e em seu ciclo”, comenta.


Apesar de ter um índice de infestação de 1,02%, Arapongas já confirmou, desde o início do ano, 11 dos 14 casos da doença na área da 16ª Regional de Saúde. Ao todo, 185 suspeitas de dengue também foram registradas no município.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Região

    Deixe seu comentário sobre: "MP vai receber notificações da dengue em Arapongas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!