Região

Diretores fazem homenagem à Patrulha Escolar

Da Redação ·
 Patrulha Escolar recebeu homenagem durante homenagem no Colégio Polivalente
fonte: Delair Garcia
Patrulha Escolar recebeu homenagem durante homenagem no Colégio Polivalente

O Batalhão da Patrulha Escolar Comunitária (BPEC) do Paraná completa três anos neste sábado (19). Como parte das comemorações, nesta sexta-feira (18), uma escola estadual por município, atendida pela unidade da Polícia Militar, recebeu os policiais para um café da manhã. Em Apucarana, os diretores das 17 escolas estaduais e a chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE) se reuniram para o café da manhã com o pessoal da Patrulha no Colégio Polivalente, situado no Jardim Paulista (região Sul da cidade). Após alguns pronunciamentos, foi cantado o tradicional “Parabéns” e cortado um bolo de aniversário.

continua após publicidade


O diretor do estabelecimento, professor Hélio Edmur da Silva, destacou o serviço prestado pela corporação. “O excelente trabalho da Patrulha Escolar tem como foco principal a conscientização e não a repressão. Os policiais participam das reuniões com os pais dos estudantes, que até concordaram em franquear a entrada deles em sala de aula quando eventualmente houver necessidade e ainda para conhecer melhor os alunos”, disse o diretor Hélio.


A chefe do NRE de Apucarana, professora Maria Onide Balan Sardinha, ressaltou a qualidade do trabalho dos policiais. São profissionais muito bem preparados para esse tipo de serviço e que estão sempre presentes nas escolas, com uma filosofia de trabalho focada no sentido pedagógico da correção”, acentuou Onide.

continua após publicidade


O tenente Dejair Budkevitz, comandante do 2° Pelotão de Patrulha Escolar Comunitária de Apucarana, afirmou que esse modelo de ação só existe no Paraná. “Nos outros estados só há policiamento externo. Hoje temos existe uma parceria muito forte e amigos no âmbito educacional, graças à capacitação, ao treinamento e à experiência do nosso pessoal, pois o ambiente escolar merece uma atenção diferenciada”, frisou.


EIXOS - De acordo com o oficial, a Patrulha segue cinco eixos de trabalho: a análise da infraestrutura para garantia da segurança, o diagnóstico da comunidade escolar, palestras em parceria com a Secretaria da Educação para pais, alunos, professores e funcionários, e a elaboração e a concretização do plano de ação contra violência.


Atualmente a Patrulha Escolar está presente nos 90 municípios mais populosos do Paraná (que correspondem a 60% da população de estudantes), alcançando aproximadamente 1,1 milhão de alunos e 1.299 estabelecimentos de ensino.