Região

Escolas comemoram aniversário da Patrulha Escolar Comunitária

Da Redação ·

O Batalhão da Patrulha Escolar Comunitária (BPEC) completa três anos neste sábado (19). Como parte das comemorações, nesta sexta-feira (18), uma escola estadual por município, atendida pela unidade da Polícia Militar, receberá os policiais.

continua após publicidade

A Patrulha desenvolve trabalho de prevenção e repressão à violência nas escolas estaduais. A Secretaria de Estado da Educação planeja com a Secretaria da Segurança Pública ampliar a atuação da Patrulha Escolar e promover a participação efetiva dos pais de alunos na escola.

continua após publicidade

A Patrulha segue cinco eixos de trabalho: a análise da infraestrutura para garantia da segurança, o diagnóstico da comunidade escolar, palestras em parceria com a Secretaria da Educação para pais, alunos, professores e funcionários, e a elaboração e a concretização do plano de ação contra violência.

continua após publicidade

Atualmente a Patrulha Escolar está presente nos 90 municípios mais populosos do Estado (que correspondem a 60% da população de estudantes), alcançando aproximadamente 1,1 milhão de alunos e 1.299 estabelecimentos de ensino.

De acordo com o comandante do BPEC, tenente-coronel Douglas Dabul, os policiais e funcionários da Secretaria da Educação elegem um tema por ano para trabalhar com os alunos e professores. Neste ano, o assunto será “Vizinhança escolar segura”, para formar parceria contra a violência dentro e fora do ambiente escolar.