MAIS LIDAS
VER TODOS

Região

Arapongas coleta 7 mil embalagens de agrotóxicos

Mais 7 mil embalagens entregues por cerca de 80 agricultores. Este é o saldo do primeiro dia da coleta de embalagens de agrotóxicos no Ribeirão dos Apertados, manancial que abastece Arapongas. A expectativa da Superintendência de Desenvolvimento de Recurs

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 19.11.2008, 07:07:00 Editado em 27.04.2020, 21:04:50
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Mais 7 mil embalagens entregues por cerca de 80 agricultores. Este é o saldo do primeiro dia da coleta de embalagens de agrotóxicos no Ribeirão dos Apertados, manancial que abastece Arapongas. A expectativa da Superintendência de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (Suderhsa), coordenadora da ação, é atingir hoje, no segundo e último dia do recolhimento, a meta de receber 25 mil embalagens entre as 243 propriedades cadastradas dentro da bacia hidrográfica do ribeirão.

continua após publicidade

Ontem (18), o local de coleta das embalagens ficou concentrado na Usina de Reciclagem de Arapongas, mas hoje haverá um ponto opcional na gleba Orle. O agricultor Sérgio Tanferri, da Fazenda Carmelina, localizada na Bacia dos Apertados, que chegou no posto de recolhimento com 350 embalagens de agrotóxicos utilizadas nas safras de trigo, soja e milho, elogiou a iniciativa. Isso permite que os agricultores façam o descarte das embalagens de maneira adequada, observa.

Uma ação de saneamento ambiental realizada em conjunto com a Defesa Civil de Arapongas, a coleta de embalagens de agrotóxicos faz parte das iniciativas de proteção a bacia hidrográfica do Ribeirão dos Apertados. Órgão responsável pelo recolhimento do material em todo Paraná, a Suderhsa, através de um convênio, repassa o serviço prático da coleta para Associação Norte Paranaense de Revendedores Agroquímicos (Anpara).

continua após publicidade

O encarregado da Anpara presente ontem no posto de coleta em Arapongas, Valdecir Sanches, explica que além de recolher, a associação faz o trabalho de separação e prensa das embalagens. Em seguida, o material é enviado para fábrica Ecoflex, de Maringá, onde serve de matéria prima para fabricação de canos de PVC para esgoto, e tubos e caixas de instalações elétricas, além de corda de nylon.

Atualmente o Paraná tem um dos melhores índices de recolhimento do país, reciclando 97 de cada 100 embalagens de agrotóxicos comercializadas. Segundo o chefe do escritório regional da Suderhsa, em Arapongas, Moacir Poleto, até o final deste mês, o órgão coordenará uma nova ação desta vez visitando cada uma das propriedades localizadas na bacia do Ribeirão dos Apertados para recolher agrotóxicos proibidos por lei, como BHC. A Defesa Civil de Arapongas já está cadastrando os agricultores da região que possuem este material estocado.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Região

    Deixe seu comentário sobre: "Arapongas coleta 7 mil embalagens de agrotóxicos "

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!