Região

Novo lote de vacinas chega amanhã

Da Redação ·
Campanha começa na segunda-feira em todo país. (foto - arquivo)
fonte: Sérgio Rodrigo
Campanha começa na segunda-feira em todo país. (foto - arquivo)

A segunda fase da campanha nacional de vacinação contra a Gripe A começa na próxima segunda-feira. Apesar disso, as doses referentes à etapa, que vai abranger até o dia 2 abril crianças de seis meses a dois anos de idade e portadores de doenças crônicas com menos de 60 anos, ainda não chegaram à região. 
A imunização das gestantes também terá início paralelamente ao novo grupo, com término no dia 21 de maio.
Ao todo, são aguardadas 34.715 unidades da vacina para a nova etapa nos 17 municípios pertencentes à 16ª Regional de Saúde (RS). Deste total, 4.116 são destinadas a mulheres grávidas, 7.053 a crianças de 6 meses a dois anos completos e 23.546, para doentes crônicos.
“Vamos buscar as doses nesta quinta-feira em Curitiba. O ideal é que tudo esteja na regional na sexta, para que possamos o distribuir o material a tempo”, explica o chefe da 16ª RS, Kazhuiko Yamamoto. 
Em Apucarana, a meta da Autarquia Municipal de Saúde (AMS) é imunizar 2.463 crianças, 1.442 gestantes e 8.262 portadores de doenças como diabetes, insuficiência cardíaca e asma. 
As vacinas devem ser disponibilizadas para gestantes na Escola da Gestante “Zilda Arns”. Os outros grupos serão vacinados na Central de Vacinas, próximo ao Lagoão, das 8h às 16h30, e em uma sala especial no platô da Praça Rui Barbosa, das 9h às 19 horas. Aos sábados, das 9h às 12 horas.
Os profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate ao H1N1, o primeiro dos grupos estabelecidos pelo Ministério Público, têm até amanhã para serem vacinados 

continua após publicidade