Região

CREA e entidades da região debatem desenvolvimento urbano

Da Redação ·

O CREA-PR - Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do PR promove na próxima segunda-feira (21), às 18h, no auditório da sede da Regional Apucarana, a reunião denominada Governança Cooperativa, que debaterá entre outros temas o programa Agenda Parlamentar 2011.

continua após publicidade

O encontro será acompanhado por inspetores, conselheiros, presidentes de entidades de classe, membros dirigentes do CREAjr-PR e profissionais interessados, abrangendo a centralidade Apucarana (com 17 municípios), Arapongas (com 3 municípios) e Ivaiporã (com 10 municípios).

continua após publicidade

A Agenda Parlamentar é um programa elaborado pelo CREA-PR que tem a proposta de reunir profissionais, entidades de classe, gestores públicos e lideranças municipais, estaduais e federais do estado para colaborar com a gestão pública a partir do conhecimento técnico dos profissionais das áreas tecnológicas.

continua após publicidade

Em 2011, a Agenda apresenta um novo formato de abrangência nacional, que tem como intuito atingir os 399 municípios do Paraná e, simultaneamente, envolver todo o poder público, desde vereadores, deputados, senadores, governadores, prefeitos, secretários e ministros. Esta reunião integra a etapa local do programa, que consistirá em 96 encontros ao todo; para partir em seguida às etapas regionais e estaduais.

“Na ocasião, membros do CREA-PR e de entidades de classe presentes apresentarão suas respectivas demandas levantadas em conjunto com as principais lideranças dos municípios”, explica o engenheiro civil Hélio Xavier da Silva Filho, gerente da regional do CREA-PR em Apucarana. “Com base nisso, elaboraremos os EBDR, que são os Estudos Básicos de Desenvolvimento Regional, ou seja, um diagnóstico prático a ser apresentado aos gestores sobre como e onde ele poderá obter recursos e com qual finalidade”, diz.

continua após publicidade

Para o presidente da ASTEPAR - Associação dos Técnicos do Paraná, técnico em modalidade elétrica Luiz Henrique da Cunha, a expectativa é a de poder realizar junto à gestão pública os projetos necessários e previstos pela Agenda Parlamentar. “A ASTEPAR ajudará na identificação de temas com recurso financeiro, para assim viabilizar a implementação das propostas nas regiões, beneficiando então a população em geral”, diz.

continua após publicidade

De acordo com o engenheiro eletricista e de segurança no trabalho Fauzi Geraix Filho, presidente da ASENARAG - Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Arapongas, a entidade está fazendo contato com as lideranças locais para uma maior participação da comunidade no projeto. “É louvável o trabalho do CREA-PR na liderança da federação. A ASENARAG está agendando encontros com as entidades públicas dos três municípios para verificar o melhor modo de ajudar”, comenta.

Por fim, segundo João Francisco Padza Junior, engenheiro agrônomo e presidente da ASSEAVI- Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos do Vale do Ivaí, a expectativa é muito grande e a entidade espera auxiliar o máximo possível, principalmente na parte do planejamento. Informações: (41) 3350-6750 / www.paranaemdebate.com.br