Região

Descarte de entulhos preocupa Prefeitura de Apucarana

Da Redação ·
Pedestres disputam espaço na calçada com entulhos
fonte: Prefeitura de Apucarana
Pedestres disputam espaço na calçada com entulhos

Nos últimos dias, a Secretaria de Infraestrutura Urbana e Serviços Públicos da Prefeitura de Apucarana tem registrado um crescente número de moradores da área central e bairros adjacentes descartando entulho e móveis velhos nos passeios. “Acreditamos que este comportamento seja um reflexo do sucesso que estamos tendo com a Operação Viva Apucarana: prefeitura nos Bairros, onde o chamado “bota-fora” tem tido o apoio dos moradores e com isso temos enchido dezenas de carretas pelos bairros atendidos”, comenta o prefeito João Carlos de Oliveira (PMDB).
 

continua após publicidade

O problema, contudo, reside na impossibilidade da prefeitura recolher esses materiais, uma vez que a operação integrada acontece em bairros previamente escolhidos. “Pedimos a compreensão destas pessoas, para que esperem o Viva Apucarana contemplar a área central. Estamos priorizando os bairros com atual maior índice de problemas de limpeza pública e pavimentação, também para eliminar dos quintais possíveis focos de criame do mosquito transmissor da dengue”, explica João Carlos. De acordo com ele, assim que a região for contemplada, haverá ampla informação aos moradores, inclusive com avisos emitidos por um carro de som.
 

A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Serviços Públicos alerta que não se responsabilizará pela coleta de entulhos e móveis velhos descartados fora da área de ação do Programa de Governo Integrado “Operação Viva Apucarana: Prefeitura nos Bairros”. “Logisticamente é impossível darmos conta de tudo. Mesmos nos bairros atendidos a população é orientada a descartar tudo apenas até o terceiro dia”, informa o engenheiro civil Herivelto Moreno, secretário da pasta. De acordo com ele, fora da ação do Viva Apucarana a responsabilidade de destinação é do morador, que deve contratar um serviço particular de recolhimento. A irregularidade é passível de notificação de acordo com leis municipais em vigência.
 

continua após publicidade

Até o momento, a Operação Viva Apucarana já atendeu a três regiões: Núcleo Habitacional Adriano Correia, Vila Regina e Núcleo Dom Romeu Alberti. Idealizada pelo prefeito, na atividade João Carlos chega cedo, conversa com os servidores envolvidos, comanda os rumos do mutirão, despacha e atende aos moradores em seu gabinete itinerante, sempre instalado na escola municipal do bairro. Conforme previsto quando idealizado, a “Operação Viva Apucarana” tem conseguido dar vasão às demandas administrativas e resolver os principais problemas infraestruturais hoje existentes nos bairros.
 

O núcleo da iniciativa tem como base o programa Células Comunitárias, que dividiu Apucarana em 24 regiões (16 urbanas e 8 rurais), além dos serviços básicos, todas as secretarias e autarquias também atuam no programa.
 

Mais informações sobre as ações da Prefeitura de Apucarana podem ser encontradas no portal www.apucarana.pr.gov.br ou pelo twitter: http://twitter.com/prefapucarana. Dúvidas sobre o “bota-fora” pelo 3422-4000.