Região

Apucarana se prepara para o Transparaná 2009

Da Redação ·

O presidente do Jeep Clube de Apucarana, Cecílio Luz, se reuniu nesta semana com autoridades locais e apresentou o roteiro do TRANSPARANÁ 2009 - o Maior Raid do Brasil. Apucarana foi incluída na prova que reúne os melhores competidores off road do sul, sudeste, nordeste e centro-oeste do Brasil.

continua após publicidade

Os participantes deverão passar pela cidade nos dias 27 e 28 de janeiro, dentro do ações comemorativas do aniversário da cidade. Cecílio Luz detalha que este ano os pilotos do TRANSPARANÁ farão um pit stop no município.

A chegada está prevista para terça-feira (27 de janeiro), por volta das 16 horas, e depois todos largam para chegar a Telêmaco Borba, na quarta-feira, ao meio dia. Outra conquista comemorada pelos integrantes do Jeep Clube de Apucarana foi à abertura da trilha até Telêmaco, feita pelos apucaranenses.

continua após publicidade

De acordo com os organizadores da prova, o comboio terá a participação de 100 carros, em cinco categorias, com representantes de 15 estados, além de mais 30 carros das equipes de apoio e organização. A passagem por Apucarana será um dos pontos altos do TRANSPARANÁ 2009.

Em 2007 e 2008, a equipe de Apucarana foi campeã no TRANSPARANÁ Solidário, evento paralelo à prova, no qual são doados alimentos não perecíveis para famílias carentes.

DETALHES - O TRANSPARANÁ é uma prova de regularidade com obstáculos (raid) que faz a ligação da costa oeste com a costa leste do Estado do Paraná, através de seus caminhos históricos. Devido ao roteiro, tornou-se uma importante vitrine de mostra da história paranaense e brasileira e das potencialidades econômicas, turísticas e agrícolas dos municípios hospedeiros. O maior raid do Brasil nasceu da idéia de alguns jipeiros do Jeep Clube de Curitiba, na década de 1990. Em 1995 aconteceu a primeira prova, com percurso de 680 km de Londrina ao litoral do Estado e teve a participação de 88 veículos, tendo um deles sido pilotado por Wilson Fittipaldi.Roteiro - Esse ano a largada oficial será em Guaíra, no dia 25 de janeiro. O roteiro inclui Cianorte, Apucarana, Telêmaco Borba, Castro e chegada em Curitiba.

continua após publicidade

O TRANSPARANÁ nunca passa por nenhuma reserva biológica ou indígena, mananciais e áreas de litígios conhecidos. Os caminhos utilizados são pré-existentes. A preservação do meio ambiente é prioridade. A prova tem supervisão e parcerias permanentes com a Força Verde, IAP e Polícia Militar que acompanham todo o itinerário da competição.

*com informações do Jeep Clube de Apucarana e site www.transparana.com.br